Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO DIVÃ

Um Lugar ao Sol: Psicologia explica por que relação de Lara e Mateus vai fracassar

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lara (Andréia Horta) e Mateus (Danton Melo) em cena de Um Lugar ao Sol

Lara (Andréia Horta) e Mateus (Danton Melo) em Um Lugar ao Sol: recém-casados na novela das nove

DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 28/11/2021 - 6h35

Se depender da psicologia, Lara (Andréia Horta) e Mateus (Danton Melo) não têm a menor chance de darem certo em Um Lugar ao Sol. Ainda muito atrelada ao passado com Christian (Cauã Reymond), a cozinheira topou se casar com o namorado da adolescência para tentar enterrar o que sente pelo protagonista. Ela, no entanto, mais se identifica com o novo parceiro do que o ama de fato. Ambos perderam seus amores e estão enlutados.

Quem diz isso é a psicóloga Maria Angélica Gabriel que, a convite do Notícias da TV, topou assistir a alguns trechos da novela das nove para dar seu parecer sobre a questão comportamental do relacionamento dos dois personagens.

"Ela entra nessa relação com o Mateus como se ele fosse ela própria. Funciona muito em início de relacionamento mas, mais para a frente, a individualidade de cada um e a subjetividade começam a aparecer, e é quando esses relacionamentos não dão certo", explica a especialista. 

Enquanto Lara ainda está machucada com a "morte" de Christian, Mateus vive o luto de ter perdido sua primeira mulher por uma trágica doença. Como os dois vivem o mesmo drama, a psicóloga aponta que a aproximação da protagonista pelo sapateiro acontece mais por identificação do que amor. 

Caso o relacionamento continue nessa dinâmica, os dois correm o risco de não desenvolverem um casamento saudável: "A probabilidade de dar certo é pequena. E o que a gente chama de dar certo é duas pessoas conseguirem viver a relação, sendo elas mesmas ao mesmo tempo", comenta a psicóloga.

Há pessoas que ficam identificadas numa relação que a gente considera como patológica. Se der certo é ficar junto toda a vida, pode acontecer. Mas não nesse estado de bem-estar no casamento.
Lara e Noca no enterro de Christian

Lara e Noca no enterro de Christian

A vivência do luto

Outro ingrediente que complica a vida marital de Lara e Mateus é o fato de que a cozinheira ainda não conseguiu digerir a partida repentina de Christian. Durante a novela das nove, a personagem ainda pensa no antigo amor e tem planos de buscar respostas sobre o suposto assassinato.

Nos próximos capítulos do folhetim, a neta de Noca (Marieta Severo) será instigada a caçar o paradeiro de Renato (Cauã Reymond) para sanar suas dúvidas sobre a noite do crime. Ela até se mudará para o Rio de Janeiro, e arrastará o marido junto, para ficar mais imersa na investigação.

Maria Angélica usa a teoria da libido do psicanalista Sigmund Freud (1856-1939) para explicar por que Lara ainda não consegue desapegar do protagonista. "Freud diz que todos nós temos uma libido. E essa energia que tem dentro da gente, parte dela é investida em nós, e o restante é livre. Investe nos outros. No trabalho, em outras coisas", aponta a especialista.

Lara, portanto, ainda tem muita energia libidinal investida em Christian e, por isso, não consegue desapegar do amor do passado. Ela precisaria de mais tempo para se desvencilhar do afeto para conseguir pensar em novas pessoas. Como no relacionamento com Mateus, por exemplo.

Respeitar o próprio tempo

Maria Angélica, no entanto, explica que não há prazo correto para determinar se alguém está pronto para seguir em frente com um novo amor. O que vale é a experiência de cada um em relação ao próprio luto. 

O problema acontece quando esse momento não é respeitado por conta da pressa ou pela demora do indivíduo em passar pelos estágios clássicos do enlutamento, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. 

Quando a pessoa saudável passar por essa fase, vai resgatar essa energia e investir depois em novas atividades, ou novos relacionamentos. Mas existe a pessoa que fica melancólica. É aquela pessoa que não consegue elaborar o luto. Ela continua vivendo aquilo, mesmo depois dessa fase de enlutamento.

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#82 - Nova Angel bota pra ferver em Verdades Secretas 2!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Um Lugar ao Sol e outras novelas:


Resumos Semanais

Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3

Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo. Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo. Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo. Sábado, 26/3 ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.