Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VEJA NÚMEROS

Travessia faz milagre no ibope em último capítulo, mas amarga fracasso histórico

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Chay Suede caracterizado como Ari em cena de Travessia

Ari (Chay Suede) em Travessia; vilão se redimiu no último capítulo do folhetim de Gloria Perez

GABRIEL VAQUER e DANIEL FARAD

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2023 - 23h41
Atualizado em 5/5/2023 - 23h46

Travessia ultrapassou a marca dos 30 pontos de audiência pela primeira vez no último capítulo nesta sexta (5). Segundo dados preliminares obtidos pelo Notícias da TV, a novela das nove alcançou 29 pontos --com picos de 31-- na Grande São Paulo, mas não escapou de ser um dos maiores fracassos da Globo.

O folhetim de Gloria Perez atingiu marcas mais satisfatórias no Rio de Janeiro, chegando a 31 pontos com pico de 33. Os índices podem sofrer alterações na divulgação dos dados consolidados.

O último capítulo registrou menos audiência do que o desfecho da antecessora, Pantanal (2022), que chegou a 34 pontos com a transformação de José Leôncio (Marcos Palmeira) no Velho do Rio. Até a reprise de Império em 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19, obteve um resultado mais expressivo --33 pontos.

Os índices indicam que Travessia foi a segunda novela das nove menos assistida da líder de audiência, com 24,1 pontos de média em 179 capítulos. A história de Brisa (Lucy Alves) só superou a problemática Um Lugar ao Sol (2021), que fechou sua trajetória com 22,3 pontos.

Vexame em faturamento

Travessia chegou ao fim depois de quase sete meses no ar, como um dos maiores fracassos da história do horário nobre da Globo. A trama de Gloria Perez não vai deixar saudade: foi mal de repercussão, derrubou a audiência em todo o Brasil e, seu pecado mais grave, fez o faturamento da emissora cair devido à falta de apelo com o público.

O pior baque que Travessia causou na Globo, porém, não foi na audiência --já que parte do público acompanhou a trama no Globoplay e a migração é algo esperado. Foi no bolso. Em Pantanal, diversos contratos publicitários foram fechados com o remake já nas telas da TV. Travessia não teve ações de merchandising acordadas enquanto esteve no ar. Apenas contratos assinados antes de sua estreia foram cumpridos. 

A Globo também não conseguiu fechar espaços avulsos em intervalos comerciais da novela em São Paulo, feito raro para uma produção. A emissora teve baixa procura, por exemplo, para a exibição do último capítulo. Ao somar tudo o que poderia ser vendido ou negociado, o folhetim reduziu em 30% os acordos comerciais da faixa quando comparada à antecessora. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.