Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Travessia dispensa coerência e realidade com arma para críticos e DNA de novelão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Débora (Grazi Massafera) com arma apontada para cabeça em cena de Travessia

Débora (Grazi Massafera) foi desmascarada na estreia de Travessia e morreu em tragédia

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 11/10/2022 - 0h05

"Pobre de quem nāo consegue voar". Foi assim que Gloria Perez respondeu aos críticos de Salve Jorge (2012), em fevereiro de 2013. Desde então, essa frase virou uma espécie de piada para se referir às obras da autora. Não foi diferente durante a estreia de Travessia na noite desta segunda-feira (10). A nova novela das nove ocupou o lugar de Pantanal com tramas envolvendo traição, mentiras, morte, tecnologia e fake news.

Apesar de ser uma autora revolucionária e que trata de temas à frente do nosso tempo, Gloria Perez não tem lá muito compromisso com a cronologia dos acontecimentos e idade dos personagens. A citação ao metaverso em pleno ano de 2004 (período em que se passa a primeira fase) deixou o telespectador de cabelo em pé.

Embora não fosse algo popular naquela época, não se falava sobre o assunto com tanta naturalidade como ela quis parecer neste primeiro dia. Da mesma forma que é possível, sim, Chay Suede, de 30 anos, se relacionar com Jade Picon, que na história terá 18, três a menos que na vida real.

Na verdade, Travessia tem bons elementos para fisgar o noveleiro raiz que, diga-se de passagem, é bem diferente dos críticos das redes sociais. Gloria Perez nunca tentou fazer uma novela realista ou um documentário. Sua história é popular, de fácil entendimento, com personagens complexos e com dramas vividos --ou conhecidos-- pela sociedade em geral.

Grazi Massafera foi o grande destaque do primeiro capítulo. Sua Débora roubou a cena na estreia e deu o tom da rivalidade entre Moretti (Rodrigo Lombardi) e Guerra (Humberto Martins) --briga que vai permear boa parte da história.

Lucy Alves pareceu bem à vontade na pele da protagonista Brisa e tem tudo para ganhar a torcida do telespectador. Já nas primeiras cenas de troca de farpas com Núbia (Drica Moraes), ela mostrou que vai ser uma heroína cheia de personalidade e aguerrida.

Em apenas uma única cena, Alexandre Nero parece ter incorporado Stênio, o galanteador advogado de Salve Jorge. Promete ser divertido acompanhar esse crossover ao lado de Giovanna Antonelli, ótima também como a delegada Helô. A dupla, aliás, vai ser um desafio aos críticos de plantão. Afinal, eles contracenarão com Lombardi, que fez o capitão Théo na outra novela, e agora vive um outro personagem.

Travessia é novela para quem assiste querendo curtir. Se for para buscar coerência e realidade, a expectativa --pelo menos com base neste primeiro capítulo-- é de muito aborrecimento. É por isto que a máxima do início deste texto já vale a partir do segundo capítulo: pobre de quem nāo consegue voar.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#119 - Travessia começa com fuga, traição e confusão!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.