Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FALHA ESTRATÉGICA

Trama complexa, Mania de Você corre sério risco com pressa e desespero da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Chary Suede está em cena como Mavi na novela Mania de Você, da Globo

Mavi (Chay Suede) em cena de Mania de Você: novela passa por ajustes e é acelerada na edição

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 17/9/2024 - 6h10

As falhas de estratégia na programação da Globo sacrificam justamente aqueles que não têm nenhum compromisso com resultados no Ibope: o público. Fazer manobras às pressas, como acelerar uma trama complexa do nível de Mania de Você, pode virar um tiro no pé. A audiência mal degustou os primeiros capítulos da novela, que tem um ritmo ágil, bem diferente da antecessora Renascer, e a emissora já vai atropelar os acontecimentos para apresentar um crime alardeado como apoteótico.

O jeito é torcer para que o êxito seja atingido, mas esse desespero e essa pressão não caem bem para ninguém. Sacrifica o criador, as criaturas e os amantes das novelas, que só querem se entreter e acompanhar uma boa história toda noite. Para gostar de uma trama, é necessário criar empatia com os personagens e sentir vontade de saber o que vai acontecer com eles.

Não precisa ser estudioso de programação para saber que a mudança no estilo do folhetim do horário mais nobre da TV exige um tempo de adaptação, em um processo que envolve vários fatores.

Afinal, foram duas sagas rurais consecutivas --a última ainda tinha uma narrativa anacrônica e se tratava de um história muito conhecida, sucesso nos anos 1990. Não é cortando nada que se agrada ao telespectador. Pelo contrário! Às vezes, ele só quer ser mais mimado, quer que facilitem sua vida, que entreguem o conteúdo mais mastigado.

Já teve trama que passou por ajuste e entrou no eixo, mas outras ficaram deformadas e desandaram de vez. No ano passado, Terra e Paixão teve de dar uma acelerada e antecipou a revelação do segredo da vilã e a morte do filho dela. Mas a trama já estava no segundo mês de exibição. 

Essa não foi a primeira vez em que o autor Walcyr Carrasco mexeu em uma história para reverter a queda de audiência. Em 2017, ele cortou o excesso de dramas em O Outro Lado do Paraíso após o primeiro grupo de discussão avaliar a novela às vésperas de a trama completar um mês no ar.

É bom que o autor João Emanuel Carneiro esteja pronto para isso em Mania de Você, mas as mudanças no cronograma feitas na sexta (13) colocam em dúvida se acelerar o ritmo agora não é precipitado demais. As pessoas ainda estão conhecendo os personagens e se inteirando de suas histórias. 

Com os ajustes de última hora, cenas que iriam ao ar na segunda (16) e nesta terça (17) sobre a traição de Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes), assim como Ísis (Mariana Ximenes) entrando em confronto com Guga (Allan Souza Lima), foram exibidas já no sábado (14). Ao todo, as alterações compactaram conteúdo de cinco capítulos em dois.

Dono de uma novela em que o "jogo vira o tempo todo", com personagens dúbios e conduzidos por obsessões amorosas, Carneiro vai ter de ser muito hábil para não afastar o telespectador ao condensar tantas informações. 

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Mania de Você.

Mania de Você é escrita por João Emanuel Carneiro, e a direção artística é assinada por Carlos Araujo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Mania de Você: Capítulos da novela das nove da Globo - 17/1 a 1°/2

Sexta, 17/1 (Capítulo 113)
Mércia acusa Viola de querer se vingar de Luma e Mavi. Rudá finge surpresa quando Luma lhe conta que Viola está viva. Berta percebe que Fátima não confia em Ísis. Fátima deixa claro para Robson que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.