Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TESOURA NOS FUROS

Todas as Flores enxuga até derrapadas e sai por cima em exibição na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Sophie Charlotte está em close em cena da novela Todas as Flores como Maíra

Maíra (Sophie Charlotte) em cena do julgamento no último capítulo da novela Todas as Flores

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 20/11/2023 - 21h00

Todas as Flores chega ao fim na Globo com boa repercussão e audiência. A novela escrita por João Emanuel Carneiro foi dividida em duas partes no Globoplay, e a segunda deixou claro furos na história, além de promessas que terminaram em frustração, como a mocinha vingativa que não se vinga. Porém, a tesoura rolou solta na exibição na TV aberta, minimizando esses problemas.

Mesmo com a estratégia de ter capítulos mais longos às terças e às quintas, o folhetim teve cortes de repetições e transformou erros em passagens curtas, como a organização criminosa poderosa que se revelou uma quadrilha sem nenhuma mente brilhante por trás nem planejamento. 

Na plataforma de streaming, a interrupção da novela entre dezembro de 2022 e abril deste ano fez o público criar uma expectativa grande em torno do que estava por vir. Só que a história. até então com muito fôlego, caiu nos velhos clichês da mocinha enfiando os pés pelas mãos, sequestros e mais sequestros.

A saga decepcionou muitos espectadores com presepadas e falta de coerência nas atitudes de Maíra (Sophie Charlotte) durante a exibição da segunda parte no Globoplay. Já na TV, com cortes e ritmo intenso, o público foi poupado dessa percepção.

É importante fazer uma retrospectiva dos bastidores do folhetim para entender as muitas manobras que rolaram em Todas as Flores, que era um projeto que teria mais de 150 capítulos, para esse resultado de agora.

Os primeiros 50 episódios foram reescritos e enxugados quando a novela foi reduzida para 85 capítulos e não iria mais ao ar no horário nobre --na época, virar um projeto do Globoplay foi considerado um rebaixamento, já que a novela das nove da Globo ainda é o programa mais visto no país e o de maior faturamento. 

Douglas Silva

Oberdam (Douglas Silva) em cena da novela

Humor e clipes viraram meteoro

Depois da primeira parte, que teve 45 capítulos, o mais inacreditável foi ver personagens inteligentes como Maíra e Mauritânia (Thalita Carauta) competirem pelo "troféu burrice". A mocinha pagou por crianças, tornando-se bandida. Não desconfiou sequer de um rato-de-esgoto ao negociar com Galo (Jackson Antunes), confiando que ele entregaria a cabeça de Zoé à polícia. Ele, claro, a traiu.

Já Mauritânia caiu em um golpe manjado, assinando contratos de empréstimos altíssimos sem ler. Foi assim que ela perdeu a sua fortuna e todo o seu poder na Rhodes para Humberto (Fabio Assunção). 

Os núcleos de humor reforçaram que o forte de Carneiro são as vilãs. O clã de Oberdam (Douglas Silva) e a "encheção de linguiça" dos clipes do concurso Garoto Rhodes passaram que nem meteoro na faixa das 22h da Globo.

Entre mortos e feridos, o maior acerto de Todas as Flores foi, sem dúvida, a maneira sensível como abordou o universo da cegueira. Sophie Charlotte segurou um rojão nas mãos e deu conta do recado. Letícia Colin também saiu da jornada como loira má elogiada pelo público e pela crítica. 

Todas as Flores menor do que está disponível para os assinantes do Globoplay é um acerto. A novela se torna mais um indicativo de que tramas curtas têm tudo para causar impacto, prender o noveleiro e não dar tempo para queixas, mesmo quando os furos na história existem. A boa notícia é que a próxima novela da plataforma de streaming, Guerreiros do Sol, já virá bem mais enxuta, com 45 capítulos ao todo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Todas as Flores: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 20/11

Segunda, 20/11 (Capítulo 55)
Maíra atira em Vanessa. Pablo foge com o dinheiro. Vanessa diz à polícia que Maíra sequestrou Zoé e matou Humberto e Galo. Maíra é presa. Rafael descobre sobre situação de Maíra. Passam-se alguns anos. Zoé assume ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.