Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HIT NA WEB

'Serena, você também é branca': Como novela Alma Gêmea virou fábrica de memes

REPRODUÇÃO/GLOBO

A atriz Priscila Fantin, falando, e a atria Carla Daniel, atrás dela, com expressão preocupada, em cena de Alma Gêmea

Serena (Priscila Fantin) e Zulmira (Carla Daniel) em cena da novela Alma Gêmea que virou meme

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 3/5/2024 - 10h00

Alma Gêmea (2005) voltou ao ar na Globo, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, com a missão de ser novamente um sucesso de audiência e elevar o ibope da faixa de reprises. Nas redes sociais, a novela já é um hit há anos, mesmo quando não está sendo exibida na TV linear. A história ganhou popularidade na web e se tornou fonte inesgotável de memes.

A novela foi ao ar originalmente em 2005, quando as redes sociais estavam só engatinhando. No entanto, a partir do momento em que ganhou reprises no Viva e no Vale a Pena Ver de Novo e entrou para o catálogo do Globoplay, a repercussão mudou.

O fato de estar disponível digitalmente, de forma que os telespectadores e fãs podem ter acesso ao material como e quando quiserem, facilitou a disseminação do conteúdo de Alma Gêmea pelas entranhas da internet.

A tecnologia, nesse sentido, foi essencial, mas é claro que foi o conteúdo da novela que fez com que ela se tornasse tão popular e que os memes derivados dela fossem amplamente compartilhados mesmo por quem não acompanhou a trama.

Algumas cenas marcantes ganharam destaque especial e popularidade nas redes. Numa delas, Serena está conversando com Zulmira (Carla Daniel), empregada da mansão de Rafael (Eduardo Moscovis), e se mostra indignada com as atitudes das pessoas brancas da novela, muito focadas em bens materiais e pouco nos recursos naturais, nos valores emocionais e espirituais.

"Vocês brancos não têm coração", diz a protagonista. "Serena, você também é branca", rebate Zulmira. A cena não tem tom irônico, a empregada está apenas pontuando que Serena também tem fenótipo de pessoas brancas, apesar de ter mãe indígena.

Nas redes sociais, no entanto, a cena virou meme e passou a ser utilizada em tom sarcástico, especialmente em comentários para ironizar pessoas que não se enxergavam em determinadas situações. Por exemplo, homens falando sobre machismo, pessoas brancas querendo rechaçar outros brancos por situações de racismo e outros tipos de preconceito.

Há ainda as cenas que deram origem memes sem conotação política ou de crítica social. As personagens Cristina (Flávia Alessandra) e Débora (Ana Lucia Torre) viraram piada e meme apenas por recortes de sequências de sofrimento, tragédia, vilania ou experiências sobrenaturais delas.

Uma cena de Cristina gritando em meio a um incêndio, por exemplo, foi transformada em gif e ganhou a legenda "que hino". A obra tem como objetivo servir como elogio a qualquer música de que o internauta goste, que considere um "hino".

Já Débora tem um corte famoso, de uma cena em que a alma dela sai do corpo. O trechinho, de poucos segundos, ainda hoje circula pelas redes sociais. A personagem ainda cunhou a frase "Enfim, os refrescos", que ganhou a internet anos depois de sua exibição original. Internautas utilizam esse meme para descrever ou comentar situações de conquistas e celebrações.

Dessa forma, por meio de memes, Alma Gêmea reflete parte da experiência atual de consumo de novelas pelos brasileiros. As pessoas não são meras telespectadoras, receptoras de conteúdo. Elas também transformam o material fornecido pela emissora de acordo com suas próprias percepções, desejos e inspirações.

Quase 20 anos depois de sua produção, a novela se mantém viva no imaginário e no dia a dia do público, que continua a se divertir com as tramas e cenas e também as recria de acordo com sua própria visão de mundo.

Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco e exibida originalmente pela Globo em 2005, na faixa das 18h. Esta é a terceira reprise da trama, que já foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo em 2009 e no canal Viva em 2022.


Resumos Semanais

Resumo de Alma Gêmea: Capítulos da novela da Globo - 16 a 19/7

Terça, 16/7 (Capítulo 57)
Rafael exige que Raul permita o namoro de Felipe e Mirella, e ele assente. Felipe encontra Serena na casa de Mirella. Ela conta que fará terapia de vidas passadas para saber sobre Luna. Kátia apresenta Ritinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.