Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA PRIMAVERA

Por que cidade fictícia de Terra e Paixão é a nova cara do Brasil no Censo 2022?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Barbara Reis como Aline em cima de um trator em cena de Terra e Paixão

Aline (Barbara Reis) na Nova Primavera de Terra e Paixão; cidade é "cara do Brasil" no Censo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 28/6/2023 - 17h28

O aceno da Globo às tramas rurais nos últimos anos faz cada vez mais sentido com a divulgação dos primeiros dados do Censo 2022. Afinal, a fictícia Nova Primavera de Terra e Paixão é um retrato quase perfeito do "novo Brasil" apontado pela pesquisa. Cidades como a da novela das nove são as que mais cresceram relativamente em termos populacionais --inseridas em cinturões do agronegócio e com a economia impulsionada pelo dinheiro das commodities.

Os indicadores revelados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta (28) mostram Senador Canedo, em Goiás, como a campeã no ranking de crescimento. O município nos arredores de Goiânia, com forte vocação agrícola, deu um salto de 84,3% no número de habitantes.

A soja não impulsiona apenas produtores rurais como Antônio La Selva (Tony Ramos) e Aline (Barbara Reis) nas Novas Primaveras da vida real. Não à toa, Senador Canedo também teve expressivo aumento nas atividades do setor de serviços --representados no folhetim, por exemplo, pela butique de Graça (Agatha Moreira).

O dinheiro do agronegócio fomentou não só a si mesmo como outros setores que se expandiram também em importantes polos produtores de grãos no Centro-Oeste. Sinop e Sorriso, no Mato Grosso, também estão entre os municípios que mais cresceram --com saltos de 73,4% e 66,3%.

O movimento apontado pelo Censo é o da formação de "capitais regionais", assim como Nova Primavera é descrita por Walcyr Carrasco como "a terra do grão". Essas cidades passam a depender cada vez menos dos grandes centros urbanos, com fortes investimentos em infraestrutura.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cena de Terra e Paixão com o logo de Nova Primavera ao fundo

Nova Primavera em Terra e Paixão

De grão e grão

Um diálogo entre Irene (Gloria Pires) e Luigi (Rainer Cadete) no capítulo de terça (27) mostrou Nova Primavera funcionando como um espelho de Sinop ou Sorriso. O italiano foi pego na mentira quando disse que sua mãe havia chegado em um voo pela manhã --e a madrasta de Caio (Cauã Reymond) o alertou que não houve chegadas ou partidas no aeroporto naquele dia.

Um morador de Sinop já pode voar todos os dias para Brasília, São Paulo ou Cuiabá, mas a realidade não é a mesma para um habitante de Sorriso. O município é atendido por uma rota que parte da capital federal, mas as partidas ainda não são diárias --caso bastante parecido com a novela das nove da Globo.

Uma das tendências mostradas pelo IBGE é que o crescimento habitacional até indica uma "popularização" do dinheiro das commodities, mas com uma desigualdade tão grande quanto a da ficção. O cotidiano, por enquanto, é que apenas produtores como Antônio, ou mesmo o José Leôncio (Marcos Palmeira) de Pantanal (2022), podem cruzar tranquilamente o espaço aéreo sem seus aviões particulares ou fretados.

Cacau e algodão

Criticada por apostar no remake de Renascer logo após uma trama também rural como Terra e Paixão, a Globo pode até ficar um pouco mais animada com o Censo 2022. O cinturão do agronegócio avança também em um dos cenários do folhetim de Benedito Ruy Barbosa: o interior da Bahia.

Luís Eduardo Magalhães, na fronteira com o Tocantins, foi a terceira cidade que mais cresceu em termos populacionais --com um salto de 79,5%. A cidade é a 8º economia do Estado, cujo principal produto é curiosamente o mesmo que enriqueceu o coronel Afrânio em Velho Chico (2016): o algodão.

Velho Chico, aliás, tinha sido promovida às pressas para o horário das nove diante da rejeição do público a tramas urbanas no eixo Rio-São Paulo, como A Regra do Jogo (2015) e Babilônia (2014).

O jogo, hoje, está mais equilibrado: as fracassadas Travessia (2022) e Um Lugar ao Sol (2022) se passam na capital fluminense, enquanto Pantanal e Terra e Paixão estão localizadas no Mato Grosso do Sul.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.