Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXAME SUSPEITO

O que acontece com Virgílio em Mulheres de Areia? Clarita desconfia de doença grave

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Raul Cortez caracterizado como Virgílio; ele usa uma camiseta branca e uma camisa azul e dá um sorriso malicioso em cena de Mulheres de Areia

Virgílio (Raul Cortez) em cena de Mulheres de Areia; ele morrerá de infarto no decorrer da novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 14/8/2023 - 14h39

O descontrole emocional de Virgílio, interpretado por Raul Cortez (1932-2006), começará a ser motivo de preocupação em Mulheres de Areia. Um chilique dele com Clarita (Susana Vieira) deixará toda a família em alerta, e a própria mulher admitirá ter visto exames suspeitos entre as coisas dele. De fato, o crápula terá uma morte relacionada com seu psicológico desgastado. Ele se assustará tanto ao ver um espantalho que terá um infarto fulminante e cairá duro na novela reapresentada pela Globo.

Mas o susto grandioso terá seus motivos. De certa maneira, ele sentirá culpa por ter usado justamente um espantalho para difamar o prefeito Breno (Daniel Dantas) e fazê-lo perder a disputa pela reeleição. Assim, quando o pai de Marcos (Guilherme Fontes) assumir o lugar do rival na prefeitura, ele começará a ver um espanta-pássaros de relance. 

Ele ficará cada dia mais perturbado e, ao mesmo tempo, sem ter ninguém para conversar sobre seus temores. A família acabará se afastando dele devido aos recorrentes chiliques. Um dia, o crápula estará andando sozinho pela praia, à noite, e dará de cara com um espantalho enorme. O monstro de palha correrá atrás dele, e o homem sofrerá um infarto de tanto medo. Ele acabará morto.

Mais tarde, será revelado que aquele espantalho em específico não era fruto da imaginação do Virgílio. Quem estará por trás da fantasia será Tônia (Andrea Beltrão), justamente a mulher que o empresário mais assediou. Ela, que já terá ouvido falar sobre o medo do ricaço, se sentirá vingada com a cena. 

Mas os problemas psicológicos dele já estarão evidentes bem antes disso. A família toda estranhará quando ele jogar um livro para cima de Clarita. Arlete (Thaís de Campos) acudirá a veterana, que, apesar de tudo, tentará entender o lado do marido. "Ele estava possesso... É, descontrolado. Uma coisa horrível! Estava fora de si."

"Meu Deus do céu, ele tá precisando se tratar. Podia ter machucado você", devolverá a moça. "O pior não é isso. Eu vou buscar uma coisa pra te mostrar", confidenciará a mulher. Ela subirá ao quarto e voltará com uma pilha de documentos. "Eu peguei isso no bolso do Virgílio, ele não sabe que eu tirei. São exames, sabe? Eu não entendo bem disso, mas acho que esses exames não são bons. Olha, repara. Que que você acha?", questionará.

A mulher observará os papéis durante um tempo antes de dar um veredicto: "Eu não sou especialista também não, tia, mas...", começará a moça. "Os exames são sérios, né? Não é uma coisa simples. Ô, meu Deus, o que a gente faz? Justo agora que eu tinha decidido me separar....", resmungará a personagem de Susana Vieira.

A sobrinha ficará chocada com a revelação. Ela pedirá mais detalhes sobre isso, e a tia finalmente abrirá o coração para alguém: "É, você não sabe o que tem sido minha vida, Arlete. Eu tenho sofrido demais. Sabe aquele dia que nós fomos à boate? Eu vi o Virgílio entrar na boate com uma mulher. Eu vi. É humilhante demais, Arlete, eu não aguento isso muito tempo, não....", arrematará ela.

A única que não comprará os supostos problemas mentais de Virgílio será Malu (Vivianne Pasmanter). Para ela, só haverá um motivo para os ataques de raiva do pai. "O motivo é que ele é um boçal, um nazista", chegará a argumentar a adolescente rebelde. O fato é que o crápula acabará morto pela sua própria ambição e recusa em se tratar.

Mulheres de Areia é exibida logo após o Jornal Hoje, na faixa de edições especiais da Globo. A novela já foi reprisada outras três vezes e está disponível no catálogo do Globoplay. O remake de Ivani Ribeiro (1922-1995) --a novela teve uma primeira versão ainda em 1973, quando Eva Wilma (1933-2021) interpretava as gêmeas Ruth e Raquel-- completa 30 anos em 2023.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.