IRMÃOS CORAGEM
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Murilo Benício passou por transformação para viver o jagunço Juca Cipó em Irmãos Coragem (1995)
Há exatos 28 anos, o remake de Irmãos Coragem (1995) estreava na faixa das seis da Globo. Para viver o jagunço Juca Cipó, que tinha um transtorno mental, Murilo Benício decidiu passar por uma transformação brusca no visual e abriu mão da vaidade.
Na época com 23 anos, o ator picotou a sobrancelha direita, deixou a barba mal feita e cortou o cabelo rente à cabeça. Ele ainda mandou serrar um dos dentes incisivos para acentuar uma falha já existente. "Para mim é assim, não tem meio termo não", disparou ele quando questionado sobre as mudanças.
Benício contou que tinha a intenção de raspar completamente os cabelos, mas sua ideia foi vetada por Luiz Fernando Carvalho, diretor-geral da novela. O artista ainda passava óleo no rosto diariamente e maquiagem nas unhas para parecer mais sujo.
O intérprete ainda explicou que buscou inspiração em um cão sarnento para compor o personagem. "Ele tinha um olhar de carência muito grande. Era o próprio Juca Cipó", disse o ator em entrevista à Folha de S.Paulo.
"Adoro meu personagem, mas todo dia saio exausto daqui, mental e fisicamente. Sinto dores musculares pelo corpo", relatou Benício sobre as dificuldades de viver o jagunço com distúrbio mental. Na primeira versão da novela, exibida em 1970 e escrita por Janete Clair (1925-1983), Juca Cipó foi interpretado por Emiliano Queiroz.
Na história, o rapaz trabalhava como capanga do poderoso Pedro Barros (Cláudio Marzo) e era capaz de matar com um sorriso nos lábios. No final da trama, ele descobriu ser filho bastardo do patrão.
Adaptado por Dias Gomes (1922-1999) e Marcílio Moraes, o remake de Irmãos Coragem foi lançado como parte das comemorações dos 30 anos da Globo e mostrava a luta de três irmãos contra a opressão.
João (Marcos Palmeira), Jerônimo (Ilya São Paulo) e Duda (Marcos Winter) ameaçavam o domínio do fazendeiro Pedro Barros em Coroado, cidade fictícia no interior de Minas Gerais.
O principal embate do folhetim começou quando João Coragem encontrou um grande diamante. Ele e sua família, então, passaram a ser perseguidos pelos capangas de Pedro Barros, que queria a pedra de qualquer jeito.
Além disso, o envolvimento do protagonista com a filha do fazendeiro aumentou a rivalidade entre eles. Lara (Leticia Sabatella) sofria de múltipla personalidade, e João se sentia atraído pelas três facetas da jovem.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.