Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NEM TÃO SEXY IEMANJÁ

Mulheres de Areia: Abertura é desfigurada para esconder mamilos polêmicos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Frota como Tonho da Lua em cena de Mulheres de Areia

Tonho da Lua (Marcos Frota) em Mulheres de Areia; abertura foi modificada com filtro em 2023

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 27/6/2023 - 16h40

A Globo apelou a um filtro para esconder os seios e o bumbum de Mônica Carvalho na abertura da "edição especial" de Mulheres de Areia. As vinhetas que são exibidas antes e depois de cada intervalo comercial também foram alteradas, evitando explorar o corpo da atriz e modelo. A emissora, inclusive, já havia utilizado um recurso parecido na última reprise do folhetim de Ivani Ribeiro entre 2011 e 2012.

A decisão, contudo, não significa um aceno da rede dos Marinho a um público mais careta ou uma censura à obra de Hans Donner. A razão por trás dos efeitos é a classificação indicativa, que só permite nudez com qualquer tipo de erotização a partir dos 14 anos.

Em 2012, a abertura foi cortada e recebeu faixas na lateral para evitar que qualquer mamilo escapasse para o telespectador. Dessa vez, a Globo optou por um filtro que borra consideravelmente as imagens --o que rendeu diversas críticas nas redes sociais.

"A edição parece um exame de oftalmologia", reclamou Jardel Alves no Twitter. "A abertura de Mulheres de Areia mostrando a vida de um míope", acrescentou Ilana Lima.

"A Abertura de Mulheres de Areia com cinco graus de miopia", alfinetou Monique Andrade. "O drama da modelo da abertura de Mulheres de Areia que a cada reprise os seios vão desaparecendo", arrematou Luis Seufitelli.

Classificação indicativa

Mulheres de Areia, aliás, já rendeu bastante dor de cabeça para a Globo em 2011 por causa da classificação indicativa. A trama foi inicialmente indicada como livre, mas reclassificada para 10 anos pelo Ministério da Justiça por causa de temas como assédio moral e apologia ao tabagismo e ao alcoolismo. 

A história foi reclassificada novamente após o último capítulo para 12 anos, o que impediria até então outra reexibição. Na época, as emissoras só podiam exibir programas recomendados a partir dos 10 anos durante as tardes. 

Em 2023, Mulheres de Areia segue classificada como 12 anos. As normas do Ministério da Justiça, no entanto, mudaram de lá para cá. O órgão revogou a medida que previa um horário preestabelecido para cada selo, e a emissoras podem exibir qualquer programa desde que sinalizem o tipo de conteúdo. Eventuais abusos, no entanto, podem ser punidos.

Veja como era a abertura original de Mulheres de Areia:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.