CADÊ O EMPODERAMENTO?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fátima (Mariana Santos) vive um casamento tóxico e enfrenta constantes humilhações na novela
Quando Luma (Agatha Moreira) foi roubada e ficou urrando sem ter onde cair morta no final da primeira fase de Mania de Você, foi bem desagradável não vê-la botar a boca no trombone e lutar como uma guerreira pelos seus direitos. Ainda bem que dez anos se passam rapidamente em uma novela, mas a segunda fase da história escrita por João Emanuel Carneiro tem uma overdose de erros cometidos por personagens femininas.
O autor pegou o caminho contrário ao do empoderamento, já que até as personagens de negócios, como Berta (Eliane Giardini) e Viola (Gabz), são passadas para trás o tempo todo. Como pode uma mulher experiente como a milionária contratar uma família de golpistas sem referências? Ela nem desconfia de que se trata de um casal e sua filha --que coisa difícil de engolir!
Há também a mulher humilde que sustenta a família vendendo doces na praia. Dhu (Ivy Souza) sabe que o marido não presta. Ela é feita de empregada pelos filhos. Ali, não é só Edmilson (Érico Brás) que é um embuste. A personagem está cercada por sanguessugas do seu próprio sangue.
Nos últimos capítulos, os folgados foram capazes de reclamar do fato de ela estar "ausente" nas tarefas do lar, como deixar comida pronta ou cuidar do neto, e ainda abriram seu armário para descobrir o segredo que ela escondia. A ambulante cultiva uma paixão platônica por um modelo de cuecas, coleciona pôsteres e um totem dele em tamanho real.
Para completar, eles a ridicularizaram por isso da pior maneira, com Edmilson chegando a falar em sexo a três e casamento aberto com a mulher, que havia dado duro o dia inteiro para colocar comida na mesa.
A filha dela, Lorena (Luza Del Dala), não teve o mínimo cuidado com a mãe e fez chacota de Dhu juntamente com o pai e o irmão, Iarley (Lucas Wickhaus), um malandro que arranca dinheiro da mãe fingindo que faz faculdade.
Quando a novela mostra um drama assim, em geral, vem um contraponto para que o público em casa reflita sobre as diferenças. Porém, em alguns capítulos, Dhu consola Fátima (Mariana Santos), que é torturada psicologicamente pelo marido, Robson (Eriberto Leão).
Afinal, o gerente do restaurante proibiu a mulher de trabalhar, controla a comida que ela pode comer e a obriga a malhar. Mas, na cabeça de Dhu, ao menos, ele olha para Fátima, ao contrário de Edmilson. É esse tipo de argumento que a personagem humilde usa.
Está bem complicado ver o universo feminino retratado em Mania de Você. Mariana Santos interpreta muito bem uma mulher que se enterrou no casamento, como se estivesse presa dentro de um caixão, impossibilitada de sair dele. As humilhações que Fátima passa são horrorosas, mas são reais.
Mas isso não diminui o fato de que é muito ruim ver numa novela das nove contemporânea o universo das mulheres sendo retratado quase que na sua totalidade com dramas, humilhações e manipulações --mesmo que sejam histórias que infelizmente refletem a realidade.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Mania de Você.
Mania de Você é escrita por João Emanuel Carneiro, e a direção artística é assinada por Carlos Araujo. A trama é ambientada na região de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Mania de Você: Capítulos da novela das nove da Globo - 18/1 a 1°/2
Sábado, 18/1 (Capítulo 114)
Mavi e Luma não dão atenção para os alertas de Mércia a respeito de Viola e o grupo canadense. Mércia e Volney fingem confiar um no outro. Ísis e Leidi se sentem incomodadas com as perguntas ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.