SOTAQUE ORIGINAL
BEATRIZ DAMY/TV GLOBO
Juliana Cazarré e Claudia Missura são casados em Volta por Cima, nova novela das sete da Globo
Juliano Cazarré já estava escalado para fazer a novela Volta por Cima quando a autora Claudia Souto, que procurava um ator do Sul para o elenco, soube que ele era gaúcho. A novelista buscava uma diversidade de sotaques na trama e, mais do que isso, representatividade. Ela, então, deu carta branca para o ator fazer improvisos nas cenas de seu personagem, Jayme.
"Ele e o Adanilo [ator manauara] têm licença poética. Eu peço para não improvisarem conteúdo que mude a história ou que acrescente coisas que depois eu tenha que lidar ou atrapalha alguma trama. Mas essas expressões regionais são super bem-vindas, porque eu, como carioca, teria que fazer um trabalho imenso de pesquisa para chegar a isso que eles têm naturalmente", conta Claudia Souto.
Cazarré, 44 anos, nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Está longe de sua terra natal há bastante tempo, mas valoriza as origens gaúchas e sempre se lembra da maneira como seu pai e seu avô falam. Ele diz que mistura o sotaque pelotense com o dos moradores de Bagé.
"Não vai ser um sotaque de uma região específica do Sul, vai ser meio que um sotaque do Sul imaginado. Quero colocar bastante daquelas expressões gaúchas, os comparativos, como 'mais afobado que não sei o quê' e 'mais baixo que bunda de cobra'. Estou botando essas brincadeiras, contando com a generosidade da Claudia e do André [Câmara, diretor artístico da novela], que estão me deixando brincar", diz o ator.
Para Cazarré, em um ano no qual o Rio Grande do Sul passou por tantas dificuldades, é uma honra poder fazer uma homenagem ao povo gaúcho com um personagem trabalhador na novela das sete da Globo. "Espero que os gaúchos se sintam representados e se divirtam também vendo o que estou fazendo. O Jayme é muito engraçado e vai viver muitas peripécias", avisa.
O gaúcho apareceu no primeiro capítulo brincando com o amigo e vizinho Lindomar (MV Bill) antes da tragédia com o ônibus no viaduto. Ele também é motorista na Viação Formosa.
Mais novo do que o pai de Madá (Jéssica Ellen), ele vivenciou as várias transformações que o transporte público sofreu nas últimas décadas. É um homem que gosta de samba e que se mantém apaixonado pela mulher, Tereza (Claudia Missura).
O gaúcho também gosta de tomar conta da vida das pessoas; por isso, é chamado de "síndico" por alguns vizinhos. Ele contribuirá nas fofocas da Rádio Catraca, maneira como os funcionários vão se referir às ondas de fofocas na Viação Formosa.
Após a morte de Lindomar, ele vai se aproximar de Osmar (Milhem Cortaz) e terá um papel importante para que o bilhete premiado do amigo não fique com o irmão encostado de Doralice (Tereza Seiblitz).
Leia também ->Resumo dos próximos capítulos da novela Volta por Cima.
Volta por Cima é escrita por Claudia Souto e se passa na fictícia Vila Cambucá, no subúrbio do Rio de Janeiro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Volta por Cima e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 21 a 30/11
Quinta, 21/11 (Capítulo 46)
Cida tenta acalmar Madalena, que se desespera com seu prejuízo. Osmar lamenta sua atitude com a sobrinha. Cacá enfrenta Roxelle. Tereza mente para Doralice. Violeta avisa a Cacá e Jô que Gerson Barros pode querer enfrentá-los. ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.