Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ACIDENTE NA ESTREIA

Elenco de Volta por Cima grava cenas impressionantes de ônibus pendurado

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com imagens de computação gráfica e de ônibus içado em gravação da nova novela das sete da Globo, Volta por Cima

Ônibus fica pendurado em viaduto em Volta por Cima; elenco grava cenas realistas nos Estúdios Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 30/9/2024 - 18h00

O acidente do ônibus conduzido por Lindomar (MV Bill) vai abalar os primeiros capítulos de Volta por Cima a partir desta segunda (30) na Globo. O motorista vai ter um mal-estar dirigindo o coletivo em seu último dia de trabalho antes de se aposentar. Ele achará que é só a mistura do calor com a ansiedade. Sua filha Madá (Jéssica Ellen) e o fiscal Jão (Fabrício Boliveira) serão os primeiros a perceber que o profissional não está bem. Em seguida, o veículo com passageiros ficará pendurado em um viaduto.

O diretor artístico da nova novela das sete, André Câmara, explica que dividiu a gravação em três partes: com o coletivo em movimento na Perimetral (na região central do Rio de Janeiro); numa parte externa nos Estúdios Globo (RJ), onde o veículo foi de fato içado e ficou pendurado com atores, figurantes e dublês; e em estúdio, para registrar a parte interna do ônibus, com elenco atuando e trocando olhares diante da iminente tragédia.

"Realizar essa cena com o ônibus circulando pelo Rio de Janeiro exigiria muito tempo. Nossa solução nos possibilitou controle com otimização e economia de tempo e recursos. Gravamos praticamente um capítulo inteiro em um dia. Se a gente tivesse que fazer isso em uma externa, levaríamos uns dois ou três dias", conta Câmara. 

Essa sequência foi o maior desafio que a produção teve, já que ela movimenta a história e é o ponto de partida para o amor entre Madá e Jão. Eles vão falar com os olhos na cena, e o público achará que os dois estão dentro de um ônibus em movimento, não num estúdio, porque 150 metros quadrados de telões de LEDs em 3D foram colocados em volta do coletivo --mostrando as imagens das ruas que os passageiros estariam vendo. 

A edição também mostrará os personagens atuando com a gravidade. Por isso, os atores gravaram takes no ônibus pendurado. Jão, que terá feito questão de acompanhar o amigo em sua última viagem, tentará assumir a direção, mas não conseguirá.

Lindomar morre após acidente

Nesse momento, a frente do ônibus da Viação Formosa ficará no ar. O risco de cair será enorme, e uma multidão vai se aglomerar no local. A imprensa passará a cobrir o resgate dos passageiros em tempo real. No veículo, Madá vai se desesperar com o pai inconsciente. Lindomar será socorrido e operado às pressas. Ele terá tido um infarto e não resistirá. 

MV Bill deixará a trama rapidamente, mas afirma que sua participação em Volta por Cima foi muito especial. "Já fiz personagens que eu não me identificava em nada, mas esse, muito pelo contrário, me identifico bastante. Em diversos momentos, eu senti que eu só deveria ser eu mesmo, atuando", conta o ator e rapper.

Para o artista, o mais legal foi justamente o fato de Lindomar ser um motorista de ônibus, cargo muitas vezes invisibilizado pelas pessoas na vida real. "A partir da novela, o público vão poder ver o quão importante é esse tipo de profissional e o tamanho da responsabilidade que ele tem", completa MV Bill. 

Leia também ->Resumo dos próximos capítulos da novela Volta por Cima.

Volta por Cima é escrita por Claudia Souto e se passa na fictícia Vila Cambucá, no subúrbio do Rio de Janeiro. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Volta por Cima e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 17/1 a 1º/2

Sexta, 17/1 (Capítulo 95)
Cacá garante que não ordenou o ataque a Jão, e ameaça Madalena. Ana Lúcia passa mal ao saber a verdade sobre a filha. Jô aconselha Cacá a esquecer Jão. Chico percebe que está apaixonado por Cacá. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.