NOVELA DAS ONZE
Raquel Cunha/TV Globo
Ernesto (José de Abreu) socorre Leon (Maurício Destri) em sequência de Os Dias Eram Assim
Defensor do PT e de Luiz Inácio Lula da Silva, o ator José de Abreu entrará em Os Dias Eram Assim no capítulo desta sexta-feira (30) em uma sequência de impacto: na pele de Ernesto, um militar reformado com tendências políticas de esquerda, ele salvará Leon (Maurício Destri) de um ataque de homofóbicos. O artista levará socos e chutes dos agressores.
Na cena, Leon estará usando uma canga amarrada na cintura, similar a uma saia. Ele sairá da livraria de Vera (Cássia Kis) com a vestimenta e será abordado por três rapazes, que começarão a segui-lo e puxarão sua roupa.
"Você é homem ou é mulher?", questionará um dos agressores. "Qual foi, cara? Não tô mexendo com ninguém", responderá Leon, de cara fechada. "Tá mexendo comigo, sua bicha. Desde quando homem usa saia?", dirá o segundo rapaz.
Os três circularão Leon, que não se intimidará, embora em desvantagem numérica. "Incomoda tanto o meu jeito?", perguntará Leon, provocador. "Só dá vontade de dar porrada", dirá o primeiro. "Tem vergonha, não? Teu pai não te ensinou a ser homem, babaca?", emendará o segundo. "Vai aprender comigo", falará o primeiro.
Nesse momento, os homofóbicos começarão a empurrar Leon contra a parede, o oprimindo. O artista protestará, mas não conseguirá se soltar dos três agressores. "Dá um tempo! Qual é? Vou chamar a polícia!", reclamará Leon. "Você vai é chorar", responderá o primeiro.
Leon tentará se esquivar, sentindo-se mal com a situação. Mas os homofóbicos não darão sossego, rindo, debochando e xingando o artista. Será aí que Ernesto entrará em cena. O militar reformado observará o conflito à distância e começará a se aproximar, sem ser notado por Leon. "Ei, o que tá acontecendo aí?", perguntará.
Leon então levará um soco e cairá no chão. Em seguida, tomará chutes dos agressores. A indicação do texto das autoras Angela Chaves e Alessandra Poggi pede uma violência covarde por parte dos três.
Ernesto, então, vai se impor. "Parem com isso! Sumam!", gritará. Os homofóbicos finalmente notarão o militar e sairão correndo. "Covardes! Só crescem em bando! Três contra um", reclamará Ernesto, enquanto outros passantes se aproximarão e começarão a socorrer Leon.
O militar, então, se afastará, balançando a cabeça negativamente. "Ordem e progresso... E respeito, devia tar escrito", dirá para si mesmo. Sem conseguir ver o rosto de seu salvador, Leon será distraído por Cátia (Bárbara Reis), que o acudirá e o levará de volta à livraria.
"Disseram que um senhor gritou, defendendo, os caras correram", contará Cátia para Vera. "Não viu quem foi? Pra agradecer", perguntará a dona da livraria. "Não", responderá a jornalista, desanimada.
Leon, enfim, se pronunciará sobre o ocorrido. "A saia... Os babacas implicaram com a saia", reclamará. "Tão bonita, Leon", observará Vera. "Isso não pode continuar, vou escrever na minha coluna, é absurdo. A luta pela democracia é também a luta contra o preconceito, é pela liberdade", dirá Cátia.
"Vai trocar de roupa?", questionará Vera. "Não... É uma luta difícil, mas não dá pra fugir dela", responderá Leon, deixando claro que o ataque não mudará suas convicções artísticas e sociais.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alessandra Poggi
Angela Chaves
Barbara Reis
Cassia Kis
Globo
Homofobia
José de Abreu
Maurício Destri
Os Dias Eram Assim
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.