Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVELA DAS ONZE

José de Abreu entra em Os Dias Eram Assim como militar de esquerda

Raquel Cunha/TV Globo

Ernesto (José de Abreu) socorre Leon (Maurício Destri) em sequência de Os Dias Eram Assim - Raquel Cunha/TV Globo

Ernesto (José de Abreu) socorre Leon (Maurício Destri) em sequência de Os Dias Eram Assim

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 28/6/2017 - 5h22

Defensor do PT e de Luiz Inácio Lula da Silva, o ator José de Abreu entrará em Os Dias Eram Assim no capítulo desta sexta-feira (30) em uma sequência de impacto: na pele de Ernesto, um militar reformado com tendências políticas de esquerda, ele salvará Leon (Maurício Destri) de um ataque de homofóbicos. O artista levará socos e chutes dos agressores.

Na cena, Leon estará usando uma canga amarrada na cintura, similar a uma saia. Ele sairá da livraria de Vera (Cássia Kis) com a vestimenta e será abordado por três rapazes, que começarão a segui-lo e puxarão sua roupa.

"Você é homem ou é mulher?", questionará um dos agressores. "Qual foi, cara? Não mexendo com ninguém", responderá Leon, de cara fechada. " mexendo comigo, sua bicha. Desde quando homem usa saia?", dirá o segundo rapaz.

Os três circularão Leon, que não se intimidará, embora em desvantagem numérica. "Incomoda tanto o meu jeito?", perguntará Leon, provocador. "Só dá vontade de dar porrada", dirá o primeiro. "Tem vergonha, não? Teu pai não te ensinou a ser homem, babaca?", emendará o segundo. "Vai aprender comigo", falará o primeiro.

Nesse momento, os homofóbicos começarão a empurrar Leon contra a parede, o oprimindo. O artista protestará, mas não conseguirá se soltar dos três agressores. "Dá um tempo! Qual é? Vou chamar a polícia!", reclamará Leon. "Você vai é chorar", responderá o primeiro.

Leon tentará se esquivar, sentindo-se mal com a situação. Mas os homofóbicos não darão sossego, rindo, debochando e xingando o artista. Será aí que Ernesto entrará em cena. O militar reformado observará o conflito à distância e começará a se aproximar, sem ser notado por Leon. "Ei, o que acontecendo aí?", perguntará.

Leon então levará um soco e cairá no chão. Em seguida, tomará chutes dos agressores. A indicação do texto das autoras Angela Chaves e Alessandra Poggi pede uma violência covarde por parte dos três.

Ernesto, então, vai se impor. "Parem com isso! Sumam!", gritará. Os homofóbicos finalmente notarão o militar e sairão correndo. "Covardes! Só crescem em bando! Três contra um", reclamará Ernesto, enquanto outros passantes se aproximarão e começarão a socorrer Leon.

O militar, então, se afastará, balançando a cabeça negativamente. "Ordem e progresso... E respeito, devia tar escrito", dirá para si mesmo. Sem conseguir ver o rosto de seu salvador, Leon será distraído por Cátia (Bárbara Reis), que o acudirá e o levará de volta à livraria.

"Disseram que um senhor gritou, defendendo, os caras correram", contará Cátia para Vera. "Não viu quem foi? Pra agradecer", perguntará a dona da livraria. "Não", responderá a jornalista, desanimada.

Leon, enfim, se pronunciará sobre o ocorrido. "A saia... Os babacas implicaram com a saia", reclamará. "Tão bonita, Leon", observará Vera. "Isso não pode continuar, vou escrever na minha coluna, é absurdo. A luta pela democracia é também a luta contra o preconceito, é pela liberdade", dirá Cátia.

"Vai trocar de roupa?", questionará Vera. "Não... É uma luta difícil, mas não dá pra fugir dela", responderá Leon, deixando claro que o ataque não mudará suas convicções artísticas e sociais.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.