Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SOL DE VERÃO

Globoplay resgata e exibe novela marcada por morte trágica de ator principal

REPRODUÇÃO/GLOBO

Jardel Filho (1927-1983) em cena de Sol de Verão (1982), com expressão séria

Jardel Filho (1927-1983) em cena de Sol de Verão (1982); ator morreu antes de concluir novela

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 20/2/2024 - 13h38

O Globoplay colocou no ar em seu catálogo uma novela nunca reexibida pela Globo: Sol de Verão (1982). A estreia faz parte do Projeto Fragmentos, no qual a plataforma disponibiliza novelas incompletas, cujos capítulos se perderam ou estão em apenas parcialmente conservados nos arquivos da emissora. Sol de Verão ficou marcada pela morte trágica de Jardel Filho (1927-1983), que interpretava o personagem principal. A novela foi concluída mesmo sem ele.

O autor Manoel Carlos era muito amigo de Jardel Filho e fez questão de dar a ele o papel de Heitor, que formava o casal central da história com Rachel (Irene Ravache).

Quatro meses após a estreia da novela, Filho morreu repentinamente: ele não resistiu a um ataque cardíaco fulminante em 19 de fevereiro de 1983, o sábado seguinte ao Carnaval.

A morte do ator gerou comoção nos bastidores da novela. Após a exibição do último capítulo gravado por ele, depoimentos dos colegas foram exibidos. Com a tragédia, a Globo optou por encurtar Sol de Verão em dois meses. Manoel Carlos, muito sentido pela partida do amigo, não quis seguir neste trabalho.

"Quando Jardel morreu, evidente que fiquei muito abalado. A Globo estava preocupadíssima com o que fazer com a novela. Sugeri que se assumisse a morte dele na trama, porque o Brasil inteiro sabia que o Jardel havia morrido. Era uma tristeza nacional. Nós faríamos mais 15, 16 capítulos e encerraríamos a novela", disse ele, em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

"Boni [o diretor José Bonifácio de Oliveira] me mandou um comunicado dizendo que não daria para ser apenas 15, 16 capítulos, porque a próxima novela não estava pronta. Eu precisaria continuar a escrever os capítulos enquanto preparavam a novela seguinte. Eu discordei e não quis fazer, pedi que dessem a tarefa a outro autor", explicou. Com a saída de Maneco, Lauro César Muniz assumiu e finalizou a novela.

Irene Ravache, que fez par romântico com Jardel Filho na novela, citou o amigo ao falar sobre a estreia da trama no Globoplay. "Foi tudo muito bem, até o momento em que a novela foi tragicamente marcada pela morte do seu ator principal, que era o Jardel Filho. Jardel foi um dos maiores atores do Brasil. Para se ter uma ideia, até hoje, quando as pessoas conversam comigo, perguntam do Jardel, falam dele, tal a força de interpretação desse ator", declarou, em entrevista enviada pela Globo à imprensa.

Projeto Fragmentos

No fim de 2023, o Globoplay anunciou o lançamento do Projeto Fragmentos, cujo objetivo é incluir na plataforma novelas que estão incompletas nos arquivos da Globo. Até os anos 1980, muitas fitas se perderam, por más condições de conservação ou mesmo por incêndio na emissora. Por isso, há novelas que só têm alguns capítulos em bom estado para exibição, mas estarão no catálogo mesmo assim.

É o caso de Sol de Verão. Os telespectadores poderão assistir no Globoplay a oito capítulos da trama: 1, 2, 69, 70, 121, 122, 137 (o último) e o capítulo especial 138.

"O projeto Fragmentos dá uma chance para as pessoas reverem momentos de interpretações de atores que fizeram parte do elenco da TV Globo, todos primorosos, meus colegas", declarou Irene Ravache.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.