Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NÃO SOBE NO IBOPE

Fiasco: Travessia é ameaçada até por Cara e Coragem e Globo cogita encurtar

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Lucy Alves sorri como Brisa

Lucy Alves em cena como Brisa, em Travessia: novela vai tão mal que Globo cogitou terminar antes

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 16/12/2022 - 6h40
Atualizado em 16/12/2022 - 9h47

No ar desde o início de outubro, Travessia empacou de vez na audiência e parou de crescer. Se em novembro a novela tinha uma tendência de alta, em dezembro os números encolheram a ponto de a média geral da novela voltar aos 23 pontos em São Paulo. Até Cara e Coragem, que flopou, "ameaça" a trama das nove no ibope. Cogitou-se até encurtar a história de Gloria Perez, mas a ideia foi descartada pela Globo por que custa caro.

O Notícias da TV teve acesso a um relatório de audiência da novela nas últimas quatro semanas. Até o momento, a média geral de Travessia é de 23,4 pontos, com dados coletados até a última quarta (14) na capital paulista. Em outubro, a média foi de 23,2. Já em novembro, subiu para 23,7 pontos. Na primeira quinzena de dezembro, a média foi de 23,4.

Travessia chegou a dar menos audiência do que Mar do Sertão em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Catar. No share (participação entre os televisores ligados), a trama das seis ultrapassa com frequência o folhetim do horário nobre.

A novela das nove costuma ser o produto mais nobre da emissora, com a maior audiência da TV brasileira, mas a história de Brisa (Lucy Alves) fica atrás também de outras produções da casa. Jornalísticos como Bom Dia São Paulo, SP2 e Jornal Nacional, além da própria novela das seis, superam Travessia na porcentagem de TVs sintonizadas.

Outra que está no retrovisor e pode ultrapassar é Cara e Coragem. Mesmo sendo considerada um fracasso de repercussão, a novela protagonizada por Paolla Oliveira ficou a 2 pontos percentuais (46% contra 44%) de ultrapassar o share de Travessia na última quarta.

A coluna apurou que diretores da Globo conversaram sobre a possibilidade de encurtar a produção para antecipar a estreia de Terra Vermelha, de Walcyr Carrasco. Cogitou-se antecipar a estreia de maio para abril, até para aproveitar a reta final do BBB 23.

No entanto, a ideia foi descartada. Encurtar uma novela acaba sendo desperdício de dinheiro. O orçamento para colocar uma produção no ar é fixo, ou seja, quanto mais capítulos uma novela tem, mais barato cada um deles custa para a emissora. Terminar antes da hora significa gastar o mesmo valor por menos tempo de conteúdo exibido.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.