Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A Regra do Jogo

Globo teme ser acusada de plágio de Tropa de Elite em nova novela das 9

João Cotta/TV Globo

Marco Pigossi (centro) em A Regra do Jogo; personagem é versão doce do Capitão Nascimento - João Cotta/TV Globo

Marco Pigossi (centro) em A Regra do Jogo; personagem é versão doce do Capitão Nascimento

DANIEL CASTRO

Publicado em 12/8/2015 - 4h58

A direção da Globo determinou ao autor e à diretora-geral de A Regra do Jogo que reduzam as referências à franquia Tropa de Elite em sua próxima novela das nove, no ar a partir do dia 31. A emissora teme ser acusada de plágio dos filmes do diretor José Padilha. Na trama de João Emanuel Carneiro, Marco Pigossi será um policial de uma unidade da PM do Rio de Janeiro que remete ao Bope, o batalhão de operações especiais retratado no filme mais bem-sucedido do cinema nacional. O personagem de Alexandre Nero também tem o DNA do filme.

O protagonista Nero faz um ex-vereador, Romero Rômulo, com referências no deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), inspiração do deputado Diogo Fraga (Irandhir Santos) do segundo Tropa de Elite, de 2010, visto por mais de 11 milhões de pessoas nas salas de exibição. Como Romero é dúbio e se envolve com o crime, a Globo pediu à diretora Amora Mautner que evite falar, mesmo que internamente, que usou Freixo como referência para orientar o ator. Assim, evita eventual processo.

No caso do personagem de Pigossi, as comparações com Tropa de Elite serão inevitáveis assim que a novela estrear. Ele lembra um Capitão Nascimento (Wagner Moura) mais dócil. Suas cenas têm ação, com tiros e porradas, dezenas de figurantes caracterizados como "aspiras" e "caveirões" invadindo morros. Nos bastidores do Projac, a piada é que Dante, nome do personagem, só falta falar "Pede para sair".

Na trama, Dante é filho adotivo de Romero. Policial duro, mas correto, ele tem a ideia fixa de fazer justiça pela morte de seu pai biológico. Já Romero mantém uma ONG de fachada para recuperação de presos.

João Emanuel Carneiro, autor de A Regra do Jogo, tem um histórico de acusações de plágio. Em 2006, ele foi processado pelo cineasta Walter Salles. Segundo o diretor de Central do Brasil (1998), Carneiro se apropriou de um personagem do longa Linha de Passe, que seria filmado em 2008, no qual trabalhou como roteirista. O motoboy interpretado por Daniel de Oliveira em Cobras & Lagartos (Globo, 2006) teria sido copiado de uma das versões do roteiro do longa.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.