BRIGA JUDICIAL

Globo omite nomes de alunos de Aguinaldo Silva na abertura de O Sétimo Guardião

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

León, o gato misterioso de O Sétimo Guardião, roubou a cena no primeiro capítulo da novela - FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

León, o gato misterioso de O Sétimo Guardião, roubou a cena no primeiro capítulo da novela

GABRIEL PERLINE e GABRIEL SOUZA - Publicado em 12/11/2018, às 22h15 - Atualizado às 22h58

Após prometer à Justiça que citaria os nomes dos 26 alunos de Aguinaldo Silva que participaram de um curso ministrado pelo novelista em 2015 e que desenvolveram a sinopse de O Sétimo Guardião, a Globo não publicou os nomes dos coautores na vinheta de abertura da novela _como mostra a imagem abaixo_, que estreou na noite desta segunda (12).

"Diante das informações e esclarecimentos prestados por Vossas Senhorias, no que diz respeito à novela 'O Sétimo Guardião', de que a sinopse inicial foi desenvolvida pelo autor Aguinaldo Silva a partir de ideias e colaborações de 26 alunos que participaram do curso 'Masterclass', promovido pela Casa de Artes Produções Artística, Literária, Cursos, e Eventus Culturais EIRELI-ME, na cidade de Petrópolis-RJ (sendo certo que os direitos autorais patrimoniais oriundos de tal colaboração já foram cedidos a esta emissora por Termo de Cessão datado de 28 de fevereiro de 2018), a TV Globo informa que concederá os créditos aos mencionados alunos quando da exibição de 'O Sétimo Guardião' na grade de programação desta emissora, cuja estreia está prevista para o dia 12 de novembro de 2018", disse a Globo em comunicado oficial. 

Silvio Cerceau encabeçou um processo contra Aguinaldo Silva e contra a Globo, no qual pedia à emissora o reconhecimento de sua participação no desenvolvimento da trama, bem como o pagamento pelos direitos autorais. 

A promessa da emissora, no entanto, não fui cumprida. Após 30 minutos de exibição do capítulo inicial, a novela fez seu primeiro intervalo comercial e exibiu a vinheta com os créditos dos autores.

Nela aparece apenas Aguinaldo Silva como autor de O Sétimo Guardião, além de três colaboradores que o ajudam a escrever os capítulos: Joana Jorge, Mauricio Gyboski e Zé Dassilva.

Atualização
A Globo reservou para o final da novela a exibição dos nomes dos 26 alunos que desenvolveram o argumento de O Sétimo Guardião.

Embora o processo que parte da turma mova contra o autor exija o reconhecimento integral pela autoria da trama, eles foram apenas creditados como colaboradores da sinopse, como mostra a imagem abaixo:

Polêmica
Aguinaldo Silva quase desistiu de O Sétimo Guardião por causa do escritor mineiro Silvio Cerceau, que foi aluno de um curso de roteiro ministrado por Silva no final de 2015. Durante a master class, os 26 estudantes desenvolveram personagens e cenas completas, seguindo uma escaleta (sequência de acontecimentos) criada pelo autor.

A técnica de distribuir cenas entre a equipe é comum entre autores e seus colaboradores, que são creditados e recebem salário da Globo. A utilização de alunos de uma master class para a criação de uma sinopse para a Globo, no entanto, gera controvérsia.

Depois que a sinopse de O Sétimo Guardião foi aprovada pela emissora, todos os participantes do curso tiveram de assinar um documento em que cediam os direitos patrimonais para Silva. Depois, em um novo acordo, seria acertada a cessão dos direitos morais e autorais da criação.

Cerceau, então, decidiu confrontar Silva. "A minha maior dúvida é por que eu tenho que ceder os direitos de um material do qual sou autor para a Casa Aguinaldo Silva de Artes", disse o escritor ao Notícias da TV.

O estudante chegou a notificar Aguinaldo extrajudicialmente para que o autor prestasse esclarecimentos. "Se não houver resposta e solução, vai ter processo, sim. Vou ativar meus advogados", alertou o ex-aluno.

Aguinaldo Silva, então, se revoltou e decidiu abrir mão de O Sétimo Guardião.

Apesar de ter resolvido dessa forma drástica o imbróglio com o ex-aluno, Silva não perde a oportunidade de alfinetá-lo em suas redes sociais. Já postou textos irônicos sobre como é fácil virar autor de novela, já insinuou que Cerceau não sabe sequer falar direito, quanto mais escrever uma obra na Globo e escreveu que já morou na Lapa e aprendeu "com Madame Satã [1900-1976] a dar rasteira em malandro".

Últimas de O Sétimo Guardião

Resumos semanais

Resumo da novela O Sétimo Guardião: Capítulos de 13 a 22 de dezembro

Quinta, 13/12 (Capítulo 28)
Aranha conta o que descobriu para Eurico, que convoca uma reunião com os guardiões. Stella procura Stefânia no bordel. Mirtes pede que Padre Ramiro feche a casa de Ondina. Guilherme discute com João Inácio. Aranha ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O Vídeo Show tem salvação?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook