Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

NA FILA

Globo deve regalia a Walcyr Carrasco após milagre na audiência de Terra e Paixão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Gloria Pires chora como Irene em cena de Terra e Paixão

Irene (Gloria Pires) em Terra e Paixão; novela das nove sofreu com erros, mas deu resultado

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 18/1/2024 - 21h00

Walcyr Carrasco até enfrentou dificuldades nos primeiros meses, mas cumpriu a expectativa da Globo com Terra e Paixão. A novela das nove levantou a audiência do horário nobre, derrubada pelo fracasso de Travessia (2022), e chegou a dar até mais audiência do que Pantanal (2022) na última semana -- 32,0 contra 29,8 pontos do remake no antepenúltimo capítulo.

Um dos principais empecilhos para o roteirista foi imposto justamente pela emissora. A história de Aline (Barbara Reis) conta com mais de 220 capítulos, numa marca que não era vista na faixa desde Amor à Vida (2013) --escrita, coincidentemente, pelo mesmo Carrasco.

A Globo até queria estender Terra e Paixão por mais duas semanas diante de alguns atrasos na produção do remake de Renascer, mas Walcyr bateu o pé. O pedido dele foi atendido, até porque o novelista estava escrevendo os capítulos quase que "em tempo real".

Para levantar os índices no Ibope, o escritor adiantou boa parte das reviravoltas que já estavam previstas, como a morte de Daniel (Johnny Massaro). A estratégia deu certo, mas ele teve que inventar um novo folhetim praticamente do zero e sem qualquer frente.

Não à toa, Carrasco chamou Thelma Guedes, que já havia sido sua colaboradora em Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005), para auxiliá-lo. A parceria mais uma vez deu resultado e até credenciou a autora de Cordel Encantado (2011) ao seleto time que produz tramas para às nove.

Marcada por mais tropeços do que acertos, Terra e Paixão não merece ser o último trabalho de Carrasco para a faixa mais nobre. Aos 72 anos, o profissional ainda tem muito fôlego para encarar a missão. Mas ela não precisa ser tão ingrata quanto sua mais recente experiência.

Os autores sempre pediram à Globo que diminuísse a duração de suas novelas, até para evitar as eventuais barrigas --jargão para quando não acontece nada dentro da história. A decisão, porém, afeta diretamente o lucro: quanto mais capítulos, mais diluídos são os custos.

Uma maneira da direção premiar Carrasco pelo resultado de Terra e Paixão é possibilitar um ambiente um pouco menos inóspito ao recolocá-lo na fila para a faixa das nove. Uma novela menor, antecedida não exatamente por um fracasso, já facilitaria bastante a vida de sua equipe.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.