Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MANUELA DIAS

Globo dá 'carta branca' para autora deixar Vale Tudo com menos cara de remake

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Tais Araujo à esquerda e Regina Duarte à direita como Raquel de Vale Tudo

As atrizes Taís Araujo e Regina Duarte: a Raquel do futuro será bem diferente da do passado

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 15/10/2024 - 6h10

A autora Manuela Dias recebeu "carta branca" da direção da Globo para fazer todas as mudanças necessárias no remake de Vale Tudo. Com cerca de 30 capítulos a menos do que a original, a produção é considerada mais uma "homenagem" do que uma "recriação fiel" da novela de Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004).

De acordo com fontes do Notícias da TV nos bastidores, a própria Manuela avaliou desde o início que seria "impossível" refazer Vale Tudo à exatidão, diante das mudanças da sociedade e também do público.

As adaptações vão muito além de apenas trazer a história para os dias atuais. Internamente, a equipe de roteiristas observou que há um impacto muito grande sobre novas tecnologias --especialmente o celular e as redes sociais--sobre alguns arcos narrativos.

Dessa forma, os roteiros originais vão funcionar mais como um "esqueleto" que vai sustentar o novo olhar de Manuela e seus colaboradores sobre o clássico. E a equipe até já sabe: os telespectadores vão reclamar sobre o que ficar muito parecido e vão chiar ainda mais com as mudanças.

A título de comparação, é como Manuela tivesse optado por um caminho mais próximo ao tomado por Bruno Luperi em Renascer (2024) do que em Pantanal (2022). O folhetim rural manteve uma estrutura parecida com a original, mas com algumas variações que trouxeram certo frescor à história.

A autora de Amor de Mãe (2019) vai ser um pouco mais "radical" do que o colega, especialmente porque não está mexendo na obra de alguém próximo –como Luperi fez com a obra do próprio avô, Benedito Ruy Barbosa.

A Globo ainda está fechando os contratos e definindo alguns dos últimos nomes, mas o elenco já parte com uma recomendação: evitar o excesso de deferências com as interpretações originais. Assistir à primeira versão até está liberado. Copiar, não.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.