Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EDIÇÃO ESPECIAL

Globo confirma Cabocla no lugar de Cheias de Charme; saiba quando estreia

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Malvino Salvador e Daniel de Oliveira abraçam Vanessa Giácomo; os três sorriem para a câmera

Tobias (Malvino Salvador), Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís (Daniel de Oliveira) em Cabocla

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/7/2024 - 13h48

A Globo confirmou, nesta segunda (22), que Cabocla substituirá Cheias de Charme na faixa Edição Especial, exibida após o Jornal Hoje e destinada a reprise de novelas. A exemplo de Renascer, atual novela das nove da emissora, a trama é a segunda versão de uma novela de Benedito Ruy Barbosa. Ela foi escrita por Edmara e Edilene Barbosa, filhas do autor, e exibida originalmente em 2004. A estreia acontecerá ainda em agosto.

A novela gira em torno da história de amor da cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e do jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), entremeada por disputas políticas. A rivalidade dos coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) atravessa o caminho dos apaixonados.

Ambientada em 1918, na cidade fictícia de Vila da Mata, a história é inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto (1898-1963) e lançou Vanessa Giácomo e Malvino Salvador na TV. A história foi vendida para vários países após sua exibição, entre eles Estados Unidos, Portugal e Venezuela.

Qual a história de Cabocla?

No início da novela, Zuca está de casamento marcado com Tobias (Malvino Salvador), peão teimoso e encrenqueiro. Ela vive no hotel dos pais, Zé da Estação (Otávio Augusto) e sinhá Bina (Jussara Freire), que acabam recepcionando um hóspede inusitado.

O bon-vivant Luís, filho do exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria) e um assíduo frequentador de festas no Rio de Janeiro, é diagnosticado com tuberculose e aconselhado a passar um tempo na fazenda do pai, em Zona da Mata. No meio do caminho, ele tem uma crise e precisa buscar asilo no hotel da família de Zuca. Eles se encantam um pelo outro quase que instaneamente.

A partir daí, o mulherengo muda de comportamento. Assim como Zuca, que decide romper o noivado para ficar com seu novo amor. Mas Tobias não aceita ser dispensado. Ele inferniza a vida do novo casal, que ainda precisa lidar com a instabilidade política da cidade onde vivem.

Os coronéis Boanerges e Justino disputam o poder de Vila da Mata de maneira tão acirrada que os moradores acabam pagando o pato. Dentre os dois, Boanerges é o mais estimado pela população local. Padrinho de Zuca, o fazendeiro é casado com Emerenciana (Patricia Pillar) e tem uma filha, Belinha (Regiane Alves), que volta à casa dos pais após estudar na capital.

Justino, por sua vez, é capaz de tudo para satisfazer seus interesses. A postura dele é desaprovada pelos filhos, Neco (Danton Mello) e Mariquinha (Carolina Kasting). Mas ele não se importa com a opinião dos dois. O que o coronel não sabe é que Neco acaba se interessando por Belinha, filha de seu rival, e o enlace acaba despertando uma guerra entre as famílias rivais.

Além do romance, a trama se propõe a fazer discussões políticas. Benedito , assim como em seus outros trabalhos, deu muita ênfase à questão agrária.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.