SEM CONVITES
FÁBIO ROCHA/TV GLOBO
Chay Suede caracterizado como Ari em Travessia; galã da Globo considerou desistir da carreira
Criticado e sem propostas de trabalho no início de sua carreira, Chay Suede considerou seriamente desistir de tudo. O galã de Travessia queria largar a atuação depois de terminar Rebelde (2011), sua primeira novela. No entanto, após ser aprovado para viver José Alfredo na primeira fase de Império (2014), o artista decidiu se dar uma nova chance.
"Pensei em desistir por algum tempo, ali em 2013, mas a profissão me chamou de volta através do convite para fazer o teste para Império", contou ele, em entrevista ao GShow. "Naquele momento, depois de Rebelde, precisava entender algumas coisas: o que eu realmente queria fazer ou não", explicou o ator.
Ele, afinal, não tinha experiência em atuação antes da novela adolescente da Record. A participação do músico em um reality show atraiu a atenção do diretor Ivan Zettel, que decidiu convidá-lo para a novela. À época, o artista até sofreu críticas por não ter experiência profissional como ator --no maior exemplo de sua atual colega de elenco, Jade Picon. As críticas, no entanto, não seguiram a mesma proporção.
"Quando entrei para fazer Rebelde, o mundo era diferente. De lá para cá, muita coisa mudou, a internet era diferente, o tipo de exposição era diferente", afirmou. Ainda assim, o ator se sente mal com os poucos ataques de haters na Internet. "Nem sempre recebo bem. Às vezes, fico aflito. Às vezes, dói. Mas a gente está acostumado. Ou melhor, a gente se acostuma."
Para driblar os discursos de ódio, Suede tenta se mostrar receptivo aos colegas. Jade, por exemplo, aprende e ensina com o colega. O ator diz acreditar no potencial da influenciadora, que pode ter uma virada de chave na carreira da mesma forma que aconteceu com ele. A ficha do artista só caiu durante a preparação de Império.
"Decidi ser ator mesmo em 2014, quando trabalhei com o Eduardo Milewicz. Ele era o preparador de elenco de Império. Foi ali na sala de aula, no espaço de treino, com esse professor, que decidir que era o que eu queria fazer para o resto da minha vida", rememorou. "Através da primeira oportunidade, descobri minha profissão, da qual tenho a minha maior alegria. Se aconteceu comigo dessa maneira, pode acontecer com outras pessoas".
Com isso, o ator acabou deixando a música de lado. Ele continua gostando de compor canções, mas acha difícil conciliar as duas coisas de maneira profissional. "E acho que tenho mais prazer sendo ator, mais realização", defendeu.
Chay Suede está agora em um novo desafio: viver um personagem nem tão mocinho, nem tão vilão. Ari, protagonista de Travessia, é um rapaz imaturo à primeira vista. Mas o ator defende uma visão menos maniqueísta da coisa.
"Ele é uma bagunça, uma confusão, um monte de coisas. Tem coisas muito especiais, muito cativantes. Talvez algumas delas passem pela imaturidade, mas eu estou curioso para saber mais sobre ele", admitiu ele.
Na trama, o arquiteto deixa no Maranhão a noiva, Brisa (Lucy Alves), e parte para o Rio de Janeiro a fim de reunir provas contra um empresário que pretende destruir casarões históricos. Na Cidade Maravilhosa, porém, o rapaz se encanta por Chiara (Jade Picon), moça rica e mimada.
"O impacto da Chiara na vida dele é radical. É uma quebra de paradigmas em muitos níveis. A vida inteira ele achou que gente que nasceu rica não podia ter nada de bom. Quando ele conhece a Chiara, vê que não é bem assim", adiantou o ator. "Chiara tem uma função de transformar esse ponto de vista e ele sente uma atração incontrolável por ela. A ponto de fazer várias besteiras".
Ainda assim, Suede defende que Brisa é o porto seguro de seu personagem. Resta entender como esse quarteto amoroso --Oto (Romulo Estrela) disputará a maranhense com o marido dela-- se desenrolará a partir de então. "Tenho certeza de que o Ari ama a Brisa, em muitos níveis, para muito além de um amor de homem e mulher. Acho que ela é a família dele, é uma das pessoas que o melhor conhece", explicou o artista.
Travessia estreia nesta segunda (10), substituindo Pantanal na faixa das nove. Escrita por Gloria Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho, vencedores do Emmy, a novela se debruçará nos perigos da tecnologia --especialmente em relação às fake news.
Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Listen to "#119 - Travessia começa com fuga, traição e confusão!" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5
Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.