LÍNGUA PODEROSA
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Velho do Rio (Osmar Prado) soltará segredos do neto para Juma (Alanis Guillen) em Pantanal
A língua solta do Velho do Rio (Osmar Prado) causará uma nova crise entre o casal protagonista de Pantanal. A entidade fofocará para Juma (Alanis Guillen) que Jove (Jesuita Barbosa) viveu um affair em Santa Catarina, e a mocinha jogará a informação na cara do namorado. Não satisfeita, a mulher-onça ainda dirá que o rapaz seria feliz ao lado de Miriam (Lisa del Dala) na novela das nove da Globo. "Eu sei da moça...", soltará a raivosa.
A informação cairá como uma bomba durante um momento fofo do casal em cenas que irão ao ar nesta segunda-feira (22). Eles estarão deitados na rede da tapera, aos beijos e abraços, com a felicidade exalando. O clima começará a ficar tenso quando a filha de Maria Marruá (Juliana Paes) fará seu pedido de sempre: "Num avua mais pra longe d’eu, Juventino?", pedirá a jovem.
"A minha vida é essa... Eu tenho que voar", justificará o caçula de José Leôncio (Marcos Palmeira), confuso. Ainda mais apegada ao namorado depois da morte da onça Marruá, a personagem de Alanis Guillen pedirá para ele jurar que sempre retornará. O rapaz, por sua vez, estranhará o rumo daquela prosa. "Da onde veio isso?", perguntará.
Ela, então, soltará que sabe do flerte do amado em Santa Catarina. E mais: ainda jogará a fofoca nas costas do guardião do bioma. O ex-universitário ficará embasbacado --e até se levantará da rede para confrontá-la. "O que o Velho te disse?", pressionará.
"Que ocê mais ela tava trazêno vida de vorta pra terra... Tava cuidâno das mata, das água, dâno abrigo pros bicho... Alimento", explicará a selvagem. O aspirante a fotógrafo ainda terá a audácia de ficar saudoso na cara dela.
"Ele devia estar falando da Miriam", constatará o urbanoide. "Ele num disse o nome... Só disse que ocê tava feliz por lá como num se via há muito tempo por aqui", resmungará a marrenta. O administrador será sincero:
Eu estava mesmo muito feliz por lá. Não só feliz, mas realizado. Eu não sei nem como te explicar, mas eu nunca senti isso em toda a minha vida. Era como se eu tivesse encontrado o meu propósito de vida. Talvez, eu tenha me sentido como você se sente aqui nessa tapera. Não sei. Mas, por um momento, minha vontade foi apear por ali. E eu teria apeado...
Jove e Juma vão superar ciúme
A gestante ficará quieta, sentindo o peso das palavras recaírem sobre ela. Ainda assim, ela reunirá forças para perguntar porque ele não ficou por lá de uma vez. O herdeiro de Leôncio será doce: "Porque você não estava lá comigo. Porque sem você e essa criança, a minha vida não faz o menor sentido. Sem vocês eu me sinto como o leito de um rio seco, sem água, sem vida", afirmará ele.
Mas a raiva e o ciúme de Juma continuarão, e ela fará questão de questionar qual era a da desconhecida. "A Miriam é uma pessoa muito querida, mas ela não é você", dirá o jovem. "O Véio disse que ocê podia sê feliz mais ela", contrariará a jovem.
O sobrinho de Irma (Camila Morgado) dirá que poderia, sim, assim como ela poderia ser feliz sem ele. Mas eles nunca estariam completos sem a presença um do outro. A oncinha se dará por satisfeita com as palavras, mas não desistirá de conhecer melhor a rival.
Jove desviará do assunto, e a protagonista quase cairá em lágrimas. "Eu tô prenha d’ocê, Juventino... Mais, se ocê num me quisé...", dirá a amiga de Muda (Bella Campos), comovida. "Eu te quero como eu sempre te quis. Cada segundo ao seu lado me faz te querer ainda mais. Eu te amo, Juma Marruá", sussurrará o rapaz, convicto.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.