CORES SERENAS
PAULO BELOTE/TV GLOBO
Irene (Gloria Pires) tem figurino monocromático, com tons suaves, na novela Terra e Paixão
Monocromático, com peças de alfaiataria e em tons suaves, o figurino de Irene (Gloria Pires) tem chamado a atenção dos telespectadores de Terra e Paixão. As roupas da madame destoam dos trajes geralmente usados por quem vive em uma fazenda. É só se lembrar das mulheres de Pantanal (2022) para ter uma ideia de como o guarda-roupa da vilã da atual novela das nove da Globo é fora da curva.
O Notícias da TV procurou uma especialista em moda para traduzir a proposta idealizada pela equipe de figurinistas do folhetim. Para a consultora de imagem Camile Stefano, de São Paulo, o fato de a personagem optar por cores que transmitem serenidade, assim como tecidos leves, contrasta com o passado que ela tenta esconder.
"É algo que não parece lhe trazer orgulho ou combinar com seu atual status social", explica Camile. Na última quinta-feira (6), a saga rural acabou com o segredo envolvendo o passado de Irene: ela foi prostituta e escondia que o pai de Daniel (Johnny Massaro) é Ademir (Charles Fricks).
Paula Carneiro, figurinista de Terra e Paixão, afirma que criou o estilo da ambiciosa justamente para ir na contramão de outras megeras de novelas. "A Irene comete tanta maldade na história que seria interessante um contraponto, que ela só usasse tons bebês de rosa, azul, amarelo", comenta.
O figurino da matriarca da família La Selva não se encaixa no ambiente onde ela mora, o que gera a impressão de que ela tem muito mau gosto. Seja ou não por essa percepção, também apontada por Camile, os trajes usados por Gloria Pires em suas cenas costumam ser criticados pelos internautas nas redes sociais desde a estreia da trama há dois meses.
"Após uma temporada de moda vibrante, com destaque para o color block [bloco de cores, em tradução livre], a tendência monocromática em tons suaves e neutros retorna, colocando a personagem em sintonia com a moda atual", diz a consultora de moda.
Os críticos de plantão andam desinformados sobre as atuais tendências de moda. Muitos apontam o estilo como extravagante, o que é inegável quando ela aparece com peças em cetim, seda com brilho, além de mangas esvoaçantes, mas isso não quer dizer que Irene esteja errada.
Rivais na disputa pelo amor de Daniel, que morreu no capítulo de quinta-feira, Graça (Agatha Moreira) e Aline (Barbara Reis) vão continuar "dividindo" o mesmo homem. Apaixonado pela viúva, Caio (Cauã Reymond) vai se casar com a dona da butique.
Para Camile, o figurino de Aline é autenticamente do Mato Grosso do Sul e evoca imediatamente essa atmosfera: blusas de malha, botas de couro e o clássico jeans. "Essa escolha denota naturalidade e transmite um senso de pertencimento à terra. O núcleo de personagens ao qual Irene pertence, assim como Graça, usa suas roupas para marcar uma posição aristocrática e distante do restante da população da cidade."
Ela completa esclarecendo que Graça é a "it girl" da fictícia Nova Primavera e vende um desejo de moda para as garotas da cidade.
"É possível observar que sua loja segue as tendências das grandes cidades, porém com um toque exagerado. É comum nas cidades mais distantes dos centros urbanos que, em ocasiões festivas, as mulheres invistam em visuais deslumbrantes e chamativos", finaliza Camile, que é pós-graduada pela Universidade Belas Artes.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1
Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.