Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

APÓS PEDAÇO DE MIM

Felipe Abib volta a tocar o terror em Garota do Momento: 'Mente descaradamente'

MANOELLA MELLO/TV GLOBO

Felipe Abib está caracterizado como Nelson, seu personagem em Garota do Momento, da Globo

Felipe Abib interpreta Nelson em Garota do Momento, novela que estreia no próximo dia 4 na Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 26/10/2024 - 14h00

Após causar como um playboy machista que estupra uma amiga embriagada em Pedaço de Mim (Netflix), Felipe Abib vai tocar o terror como um homem parado no tempo em Garota do Momento, novela que estreia dia 4 na Globo. Na pele de Nelson, ele será o marido tóxico de Anita (Maria Flor), pai de Guto (Pedro Goifman) e Edu (Caio Manhente). Um dos problemas do personagem é a mitomania. "Ele mente descaradamente", adianta o ator.

Abib foi escalado aos 45 minutos do segundo tempo para a trama de época. Ele entrou para o elenco depois que Pablo Sanábio precisou deixar o trabalho por conta de questões pessoais. "Eu estou tentando entender essa figura masculina machista, que foi socializado para ser essa pessoa que pode fazer o que ele quiser", explica o intérprete.

Para Abib, Nelson é um homem que nunca foi cobrado ou criticado, a não ser pelos herdeiros que estão chegando à maturidade. "Ele acredita que os filhos não têm o direito de transformá-lo. Quem tem que transformar é o pai. Então, eu tento entender para humanizá-lo, mas é difícil."

Em resumo, os machistas de hoje são um reflexo desse homem do passado que se acha soberano. Abib afirma que, à primeira vista, o personagem é uma pessoa que não dá para digerir. "Eu acho que ele permeia entre essa coisa da vilania e de uma coisa retrógrada que ainda existe, de certa forma."

O ator tem repensado o patriarcado da própria família e a maneira como a sua geração foi educada. Aos 41 anos, ele vê na personagem Anita a sua mãe, que segurava a barra do seu pai, que tinha um dose de agressividade nas palavras e na forma de educar. 

"O Nelson fala: 'Vocês têm que ter uma vida melhor que a minha. Você não vai fazer um curso de Astronomia, vai fazer Medicina, Direito, porque eu quero o melhor'", exemplifica Abib.

Já a compulsão por mentir, ele ainda está estudando. Trata-se de um cara que mente muito para impor o que ele quer --e também porque é um fanfarrão.

Mas eu começo a observar um comportamento masculino que vem ao longo da formação da sociedade que a gente está lutando contra. Para mim, ele é uma representação não vanguardista da época, que a Alessandra [Poggi, autora] faz muito bem com vários personagens. Está ali, estacionado naquele lugar. Nelson fala coisas muito gritantes, mas bem representativas da época. Acho que é um retrato de uma família branca, de classe média baixa, tentando subir na vida.

A mulher de Nelson, Anita, vai ganhar um quadro de culinária na TV. Abib acredita que esse encontro da família com o apresentador Alfredo Honório (Eduardo Sterblitch) vai transformar a vida deles. 

"Estava até assistindo agora um documentário, O Silêncio Oculto dos Homens [2019], tentando entender... A gente, como ator, quer decifrar essa figura. Esse papel é um desafio", conclui.

Escrita por Alessandra Poggi, Garota do Momento conta a história de Beatriz (Duda Santos) em busca da mãe, Clarice (Carol Castro), que sumiu quando ela era criança. A trama se passa em 1958 e é ambientada em Copacabana, Rio de Janeiro. A direção artística é assinada por Natalia Grimberg.


Resumos Semanais

Resumo de Garota do Momento: Capítulos da novela das seis da Globo - 4 a 9/11

Segunda, 4/11 (Capítulo 1)
Beatriz conta histórias às crianças do orfanato, e Carmem se orgulha da neta. Beatriz vê uma foto de sua mãe, Clarice, em uma revista. Anos antes, Clarice conhece Juliano, que a pede em casamento. Maristela ameaça ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.