Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Crime na novela

Em Família dá mau exemplo ao abafar tentativa de homicídio

Reprodução/TV Globo

Humberto Martins (Virgílio) e Julia Lemmertz (Helena) em cena da novela Em Família, da Globo - Reprodução/TV Globo

Humberto Martins (Virgílio) e Julia Lemmertz (Helena) em cena da novela Em Família, da Globo

MÁRCIA PEREIRA e PAULO PACHECO

Publicado em 11/7/2014 - 21h12
Atualizado em 17/7/2014 - 5h48

Em Família, da Globo, deu mau exemplo ao abafar uma tentativa de homicídio nesta quarta-feira (16). Helena (Julia Lemmertz) atirou contra Laerte (Gabriel Braga Nunes), que perseguia Luiza (Bruna Marquezine), mas acertou em um vaso. A cena começou no capítulo de terça (15) e terminou no dia seguinte. Atirar contra alguém é crime, e a leiloeira poderia pegar até seis anos de prisão por tentativa de homicídio, segundo o Código Penal.

A advogada Glaucia Cristina Calça diz que a pena para uma tentativa de homicídio depende do histórico do autor, mas prevê reclusão e detenção. “Não é um tipo de pena que se converte em cesta básica. É, sim, mais um mau exemplo dado pela novela das nove. Assim, como a mulher que apanha do marido, que continua sem ser punido”, diz a advogada, referindo-se ao episódio em que Jairo (Marcello Melo Jr.) bateu em Juliana (Vanessa Gerbelli).

O advogado criminalista Roberto Delmanto Jr. explica que Helena poderia ser condenada a até seis anos de reclusão. Porém, se alegasse legítima defesa e comprovasse o fator emocional (reagir a agressão, por exemplo), a pena abaixaria para menos de quatro anos em regime aberto. Laerte também poderia ser preso por até três meses por invasão de domicílio.

Para o especialista, a Globo não deu mau exemplo, mas o autor deveria inserir uma cena esclarecendo a possível condenação de Helena: "A novela está correta, mas algum delegado poderia explicar que ela agiu em legítima defesa".

No capítulo de quarta, com Laerte deixou a casa de Helena falando que não iria procurar uma delegacia. “Pelo menos ficou provado que o desequilibrado nessa história não sou eu. Ou pelo menos não sou o único. Isso que você praticou é um crime, sabia?”, disse o flautista.

Pela segunda vez, a Globo abafa uma tentativa de homicídio. A primeira, envolvendo Nando (Leonardo Medeiros) e Jairo, também acabou em “pizza”. Ricardo (Herson Capri) levou um tiro de raspão e ninguém prestou queixa.

Cena do crime

O descontrole de Helena aconteceu quando ela viu a filha, Luiza (Bruna Marquezine), sendo arrastada à força de seu apartamento pelo noivo em mais um de seus ataques de ciúme. A bala não fere ninguém, somente um vaso vai se espatifar.

Na sequência, com a família reunida, Helena apareceu de cabeça baixa, atordoada. “Sua intenção era matar o Laerte, maninha?”, perguntou Felipe (Thiago Mendonça). “Na hora, era”, respondeu a leiloeira, corrigida pelo marido: “Não era, Helena. Você estava com raiva e atirou mais ou menos a esmo, e nisso é que estava o perigo”. Ela concordou com Virgílio e lamentou ter perdido o vaso: “Eu sei! Podia ter atingido a Luiza. Mas acabei destruindo um vaso lindo, que eu amava, e que valia mais do que o Laerte”.

A conversa seguiu nesse rumo até que Nando e Ricardo apareceram dizendo que está tudo em paz. “O porteiro estava ouvindo o jogo, ouviu um ruído, achou que parecia mesmo um tiro, mas não deu importância. E qualquer coisa fica como acidente doméstico. Felizmente, não foi preciso procurar médico, fazer curativo, que isso ia despertar a atenção das pessoas e associar o ruído ao tiro e o tiro ao ferimento”, disse o advogado, encerrando o assunto.


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.