Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VAI DAR JEITO?

Desesperada com Travessia, Globo tenta usar Copa do Mundo para subir audiência

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Lucy Alves com uma blusa vermelha em cena como Brisa, de Travessia

Lucy Alves como Brisa em Travessia: Globo usa Copa do Mundo para tentar levantar ibope da trama

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 23/11/2022 - 7h00

A Globo tem usado os quatro jogos por dia que transmite na primeira fase da Copa do Mundo do Catar até o início de dezembro para tentar levantar a audiência de suas novelas. A prioridade tem sido Travessia, trama das nove que tem penado para cair no gosto popular. Mar do Sertão, o único sucesso no ar, tem pouca divulgação.

Além do folhetim escrito por Gloria Perez, Cara e Coragem, exibida às 19h, também tem um número alto de propagandas. O Notícias da TV fez um levantamento de chamadas feitas por narradores com a bola rolando e no Show do Intervalo, durante a pausa entre os tempos de partidas. A quantidade de inserções impressiona.

De Catar 0 x 2 Equador no último domingo (20) até França 4 x 1 Austrália na terça (21), os narradores da Globo fizeram 13 reclames para a trama protagonizada por Lucy Alves, Jade Picon, Chay Suede e Romulo Estrela. É uma média de quase duas chamadas por tempo de partida. 

Atrás de Travessia, está a produção de Claudia Souto, que acaba em janeiro e nunca emplacou na audiência. Foram ao todo 11 chamadas. Ou seja, quando a Globo não chama para Travessia nos jogos, pede para que os telespectadores prestem atenção nas emoções da produção das sete.

Essa overdose tem causado momentos constrangedores. Em Argentina 1 x 2 Arábia Saudita, Cléber Machado perguntou ao ex-jogador do Flamengo Diego Ribas se ele sabia quem era o "personagem malandro" de Cara e Coragem. Ribas não soube responder. Já na vitória da França, Luis Roberto afirmou ver Travessia mesmo no Catar para não perder nenhum capítulo --ainda que no horário local da sede da Copa o folhetim entre no ar às 3h da madrugada.

Globo repete estratégia de oito anos atrás

O fato lembra o que ocorreu em 2014, na Copa do Mundo realizada no Brasil. Naquele ano, Em Família era um grande fracasso no horário nobre da Globo, e as transmissões só anunciavam o que aconteceria naquela trama, deixando de lado Meu Pedacinho de Chão (2014) e Geração Brasil (2014), que também iam mal nos números. 

O texto anunciado principalmente por Galvão Bueno virou um bordão clássico lembrado até hoje por telespectadores. Sempre que ia falar da última novela de Manoel Carlos, os narradores diziam que "o ciúme doentio de Laerte" atacava de novo. A referência é ao vilão da história, interpretado por Gabriel Braga Nunes. 

De fato, Travessia precisa ser priorizada porque sua situação é mais feia. A novela ficará no ar até maio do ano que vem e seu primeiro mês foi muito abaixo do esperado, com 23,4 pontos de média na Grande São Paulo. O resultado é melhor apenas que o fracasso Um Lugar ao Sol (2021), que fechou sua trajetória com 22,2 pontos. 

Já Cara e Coragem termina em 13 de janeiro e dará lugar a Vai na Fé, novela que será um aceno da Globo ao público evangélico com Sheron Menezzes no papel principal. Letícia Salles e Bella Campos, que foram destaque em Pantanal (2022), estão no elenco.


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.