Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONSAGRADOS

Deixaram saudade: Relembre os atores do elenco de Alma Gêmea que já morreram

REPRODUÇÃO/GLOBO

A atriz Neusa Maria Faro com expressão séria, olhando para a câmera, com blusa bege com pequenas estampas de flores

Neusa Maria Faro (1945-2023) em Alma Gêmea (2005), caracterizada como a personagem Divina

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 28/4/2024 - 10h00

Alma Gêmea (2005) retorna à tela da Globo na segunda (29), no Vale a Pena Ver de Novo. Os capítulos trarão de volta às casas dos telespectadores imagens de atores consagrados que participaram da novela e não estão mais entre nós. Nicette Bruno (1933-2020), Neusa Maria Faro (1945-2023), Hilda Rebello (1924-2019) e Luis Gustavo (1934-2021) estão entre os artistas que partiram.

Neusa Maria Faro interpretou uma das personagens mais marcantes de Alma Gêmea: Divina, dona de uma pensão e mãe de quatro filhos. Na trama, ela ficou marcada pelo bordão "Osvaldo, não fale assim da mamãe", ao intermediar as brigas do marido com a sogra.

A atriz estava afastada da televisão desde 2016, quando havia feito uma participação em Êta Mundo Bom! (2016). Neusa Maria Faro morreu em julho de 2023, vítima de uma trombose.

Na novela, Divina era filha de Ofélia, interpretada por Nicette Bruno. Uma das atrizes mais consagradas de sua geração, ela teve longa carreira e fez dezenas de novelas e séries na Globo.

Nicette Bruno foi vítima de Covid-19. Ela morreu em dezembro de 2020, após contrair a doença pelo contato com um parente que estava contaminado e não sabia. Ainda não havia vacina contra a doença disponível para toda a população. O último trabalho de Nicette foi uma participação especial na reta final de Éramos Seis (2019) --ela interpretou dona Lola na versão de 1977 da novela.

Quem também se destacou em Alma Gêmea foi Lady Francisco (1935-2019). Ela fez o papel de Generosa, dona de uma sorveteria e fofoqueira profissional da região.

A atriz começou a carreira nos anos 1970 e estreou na Globo em 1975, em Pecado Capital. Lady Francisco esteve nos elencos de produções marcantes, como Escrava Isaura (1976), Barriga de Aluguel (1990), Explode Coração (1995) e Por Amor (1997). As duas últimas novelas em que atuou foram Totalmente Demais (2015) e Malhação (2018).

Em maio de 2019, a atriz foi internada após sofrer uma queda numa praça, ao tentar apartar uma briga de cachorros. Ela quebrou o fêmur e foi para o hospital. Apresentou problemas respiratórios, entre outas complicações. Após três semanas de internação, Lady Francisco foi vítima de falência múltipla dos órgãos.

Hilda Rebello também interpretou uma comerciante em Alma Gêmea. Ela deu vida a dona Filó, atendente da loja de flores local. A atriz era mãe do diretor Jorge Fernando (1959-2019) e morreu apenas dois meses depois do filho.

Hilda foi internada com infecção respiratória no final de 2019 e não resistiu a complicações do caso. Ela tinha 95 anos. O último trabalho da atriz foi na novela Haja Coração (2016).

Em Alma Gêmea, o ator Luis Gustavo fez uma participação especial como Romeu, um homem cuja missão era encontrar o neto que não havia conhecido.

Luis Gustavo teve carreira de muito sucesso na Globo e dedicou mais de 65 de trabalho à televisão, com papéis memoráveis em novelas, séries e humorísticos. O ator morreu em 2021, aos 87 anos, em decorrência de um câncer no intestino.

Por fim, Umberto Magnani (1941-2016) também deixou saudade. Em Alma Gêmea, ele interpretou Elias, um homem espiritualizado que ajudava o protagonista Rafael (Eduardo Moscovis) a aprender sobre reencarnação.

O ator estava em plena atividade, gravando cenas para a novela Velho Chico (2016), quando teve um acidente vascular encefálico em pleno dia de seu aniversário. Ele foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu. Magnani morreu em abril de 2016, aos 75 anos.


Resumos Semanais

Resumo de Alma Gêmea: Capítulos da novela da Globo - 18 a 26/7

Quinta, 18/7 (Capítulo 59)
Eurico conta a Zulmira que Rafael vai cancelar o casamento, Ivan escuta e conta para Cristina. Ela fica ainda mais tensa com as descobertas de Julian. Dalila acusa Raul de tê-la enganado, promete escândalo, mas ele ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.