Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DIA DO TRABALHO

De sereia a amigo de aluguel, cinco profissões moderninhas das novelas

Imagens: Reprodução

Isis Valverde na pele (e na cauda) de Ritinha em cena de sereísmo de A Força do Querer - Imagens: Reprodução

Isis Valverde na pele (e na cauda) de Ritinha em cena de sereísmo de A Força do Querer

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 1/5/2017 - 7h08

Ricos empresários, professoras sonhadoras, policiais determinados, empregadas batalhadoras... Personagens de novela costumam ter profissões que cabem nos perfis que vão ocupar dentro da história. Mas, vez ou outra, surgem alguns empregos que fogem do tradicional e chamam a atenção. É o caso de Ritinha (Isis Valverde), em A Força do Querer, que trabalhava como sereia em Belém.

Há ainda personagens com trabalhos mais moderninhos, que não existiam décadas atrás. Como se esquecer de Leonora (Ellen Rocche), que em Haja Coração ganhava a vida no posto de ex-BBB, com todos os direitos e deveres que o cargo permite, como fazer presença em eventos e atacar de DJ em festas?

Para marcar o Dia do Trabalho, comemorado nesta segunda-feira (1º), o Notícias da TV lembra cinco profissões da ficção que fogem do tradicional. 

Isis Valverde e Fiuk em A Força do Querer: Ritinha usa cauda mesmo com pouca praticidade

Sereia
A protagonista de A Força do Querer ganhava a vida nadando como sereia em um aquário do Mercado Ver-o-Peso, um dos cartões-postais de Belém. Mas, mesmo depois de ir para o Rio de Janeiro, Ritinha (Isis Valverde) tem exibido sua cauda nas praias, embora o adereço não seja nada prático _na semana passada, ela precisou pedir ajuda a Ruy (Fiuk) para ficar de pé em uma cena de discussão entre os dois.

A autora Gloria Perez se inspirou em uma sereia da vida real, Mirella Ferraz, para criar Ritinha. A mergulhadora, aliás, passou quatro meses com Isis, ensinando-a a se portar embaixo d'água e também treinando apneia (mergulho livre, sem o auxílio de equipamentos).

Mais que uma profissão, o sereísmo é um estilo de vida. Os adeptos pintam os cabelos de rosa e azul e levam uma relação de respeito e adoração com a natureza, em especial com a água. Até a modelo e atriz Yasmin Brunet já disse que gostaria de ser sereia e que acredita na existência das personagens míticas. 

Felipe Lima com Thaila Ayala em Sangue Bom: amizade com Xande tinha preço a ser pago

Amigo de aluguel
O ator Felipe Lima estreou na Globo como Xande, um coadjuvante de Sangue Bom (2013), contracenando com Malu Mader, Yoná Magalhães e Felipe Camargo. O personagem, com pinta de galã, trabalhava como amigo de aluguel; ou seja, recebia dinheiro para fazer companhia para pessoas tímidas. Na reta final da trama, a profissão foi deixada de lado quando Xande se assumiu gay e engatou um romance com Filipinho (Josafá Filho).

Os amigos de aluguel são prestadores de serviço que existem de fato _na internet, é possível encontrar vários blogs de pessoas que topam ceder seu tempo em troca de dinheiro. Em um dos endereços, uma "amiga" oferece companhia para pessoas que vão ao cinema ver filmes vietnamitas sozinhas, que precisam de uma dupla para jogar buraco e até para ouvir segredos que ninguém mais pode saber. Tudo, é claro, com seu devido preço.

Ramon vasconcelos/tv globo

Ellen Rocche como Leonora em cena de Haja Coração: capaz de tudo para prorrogar a fama

Ex-BBB
Ellen Rocche tem se especializado em interpretar papéis com ocupações inusitadas: já foi mulher-fruta em Sangue Bom (2013) e maria-arroba em Geração Brasil (2014). Em Haja Coração (2016), porém, ela recebeu muitos elogios ao interpretar Leonora Lammar, uma ex-BBB que fazia de tudo para prorrogar os 15 minutos de fama e, dessa forma, ganhar dinheiro com os benefícios que a vida pós-confinamento oferece.

Para tornar a participação no reality show mais verossímil, ex-BBBs de verdade, como Ana Paula Renault e Munik Nunes, contracenaram com Ellen, assim como o então apresentador Pedro Bial. O curioso é que um dos primeiros trabalhos de Ellen na TV foi justamente no reality show Casa dos Artistas 2 (2002), no qual ela ficou com a segunda colocação. Na época, a atriz era a queridinha de Silvio Santos e aparecia como dubladora do Qual É a Música?. 

estevam avellar/tv globo

Humberto Carrão e Chandelly Braz viviam programadores de informática em Geração Brasil

Hackers e programadores
Na novela Geração Brasil (2014), os personagens principais tinham trabalhos relacionados ao mundo da informática. O milionário Jonas Marra (Murilo Benício) era dono de uma empresa de computação, Herval (Ricardo Tozzi) era um hacker que queria destruir o rival, e os jovens Davi (Humberto Carrão) e Manu (Chandelly Braz) eram programadores iniciantes que disputavam um cargo na Marra.

Apesar de os computadores estarem cada vez mais presentes no cotidiano da população, o enredo técnico demais para leigos não agradou ao grande público. Assim, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira (do sucesso Cheias de Charme) tiveram de minimizar o aspecto tecnológico e focar em romances e intrigas, típicos de uma novela mais tradicional. Herval, por exemplo, passou de justiceiro social a vilão, enquanto o ambíguo Jonas Marra ganhou ares de mocinho de vez.

Pedro Curi/tv globo

Julianne Trevisol (com Daniel Rocha) era a blogueira de moda Lu em Totalmente Demais

Blogueira de moda
Ainda no mundo dos computadores, mas com uma abordagem bem mais acessível, a novela Totalmente Demais apresentou Lu (Julianne Trevisol), assistente da editora Carolina Castilho (Juliana Paes) que também escrevia um blog sobre moda. As publicações de Lu saltaram da tela e ganharam um endereço virtual de verdade, com posts atualizados ao longo da trama.

Outro blogueiro de sucesso foi Téo Pereira (Paulo Betti), o fofoqueiro venenoso da novela Império (2014-2015). Disposto a tudo por um clique, Téo tentava tirar do armário o empresário Cláudio (José Mayer), casado com Beatriz (Suzy Rêgo) mas que tinha um affair com o jovem Leonardo (Klebber Toledo).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.