Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

QUEM É O PAI?

Criado só por Neuza, Jão ignora segredo e revela privilégio em Volta por Cima

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Fabrício Boliveira está caracterizado como Jão na novela Volta por Cima, da Globo

Jão (Fabrício Boliveira) em cena de Volta por Cima: ele não sabe quem é seu pai na novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 10/10/2024 - 18h00

Em Volta por Cima, Neuza (Valdineia Soriano) está atiçando a curiosidade do telespectador ao dar a entender que o pai de Jão (Fabrício Boliveira) pode ser Edson (Ailton Graça). Na verdade, ela escondeu a vida toda a paternidade do filho único, e esse segredo não deve demorar muito para vir à tona. O intérprete do fiscal de ônibus, porém, acredita que ter uma mãe solo trouxe uma sensibilidade extra ao seu personagem. 

"Essa relação do Jão com a dona Neuza é uma relação típica brasileira, de mães solteiras que criam os seus filhos sozinhas, da cumplicidade que começa a acontecer entre esse filho e essa mãe sem esse pai, sem essa figura de outra pessoa na educação dele. Eu acho que o Jão sente falta desse pai, mas esse trauma bate nele num lugar de escuta e sensibilidade para o feminino", explica Fabrício Boliveira.

O ator diz acreditar que isso faz Jão ter um olhar especial. "Eu acho que desperta algum tipo de sensibilidade maior para as questões do feminino. O Jão, desde o início, ele está sempre elogiando a Cida [Juliana Alves], por exemplo, que é uma mãe solo. E ele está sempre atento à mãe dele", comenta o intérprete do protagonista da novela das sete.

Para o ator, a autora Claudia Souto conseguiu abrir uma lente para essa peculiaridade que muitos homens não veem, mas Jão enxerga justamente porque foi criado por uma mãe solo.

"A partir dele, a gente pode discutir várias masculinidades e esse espaço de privilégio masculino, mas que precisa estar atento ao espaço feminino e ceder. Eu acho que tem muita história aí para a gente discutir", continua o artista.

Ele torce para que a paternidade de Jão continue sem ser revelada na trama por um tempo. "A partir disso, esse cara carrega esse segredo, essa falta que ele tem de pai e como isso pode ser revelado dentro da vida dele, dentro das relações dele", observa Boliveira.

Na trama, o fiscal de ônibus cresceu ouvindo que o pai foi embora, mas a verdade é que, na juventude, Neuza se envolveu com um motorista aprendiz que apareceu naquela região, onde ela já trabalhava.

Ao saber que estava grávida, Neuza procurou por esse homem e descobriu que não o veria mais. A funcionária da lanchonete da garagem tem medo de que Jão descubra quem é seu pai e deixe de amá-la. Ao mesmo tempo, ela reclama muito da Viação Formosa, quer o filho longe daquela empresa, deixando no ar que seu problema é com o dono, Edson.

Leia também ->Resumo dos próximos capítulos da novela Volta por Cima.

Volta por Cima é escrita por Claudia Souto e se passa na fictícia Vila Cambucá, no subúrbio do Rio de Janeiro. A direção artística da novela está a cargo de André Câmara.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Volta por Cima e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Volta por Cima: Capítulos da semana da novela da Globo - 10/10 a 19/10

Quinta, 10/10 (Capítulo 10)
Osmar não consegue segurar Baixinho. Chico tira satisfações com Jão. Violeta queima seu contrato de casamento. Chico deixa Madalena no bar e vai ao encontro de Roxelle. Jô decide falar de Osmar para a polícia. Madalena ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.