Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

GRADE MALUCA

Com pior estreia da história, Mania de Você é alvo de sabotagem da própria Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Adriana Esteves como Mércia em cena de Mania de Você

Adriana Esteves como Mércia em cena de Mania de Você, a nova novela das nove da Globo

IVES FERRO

ives@noticiasdatv.com

Publicado em 12/9/2024 - 6h10

Mania de Você começou com recorde negativo de audiência na Globo, mas a culpa não é do elenco jovem nem da história escrita por João Emanuel Carneiro. A direção da emissora apostou alto em Renascer, antes mesmo de colocar a trama rural no ar, e encomendou 30 capítulos a mais do que o usual. Mas o presente dado a Bruno Luperi, autor do remake, resultou em "sabotagem" com sua sucessora: a estreia da novela das nove caiu em uma péssima semana na programação.

O capítulo de segunda-feira (9) saiu abaixo do esperado pela alta cúpula da Globo, que acreditava que a nova novela teria algo em torno dos 27 pontos entregues por Renascer em seu último episódio, transmitido na sexta (6). Mania de Você cravou 23 pontos na Grande São Paulo, segundo dados do Kantar Ibope Media obtidos pelo Notícias da TV --o pior início de uma novela das nove da Globo em toda a história.

Na terça-feira (10), Mania de Você começou uma hora antes do habitual por conta da partida entre Paraguai e Brasil pelas eliminatórias sul-americanas. A novela também será prejudicada pelo futebol nesta quinta (12), desta vez com as quartas de final da Copa do Brasil, que vão levar ao ar Atlético-MG x São Paulo ou Flamengo x Bahia.

O próprio planejamento de João Emanuel Carneiro para sua trama também é prejudicado nesse esquema. O primeiro capítulo teve mais de uma hora de duração, enquanto o segundo foi reduzido para 37 minutos. O episódio desta quinta, o quarto do folhetim, terá ainda menos tempo: 32 minutos.

O público que está acostumado a acompanhar as novelas das nove a partir das 21h vai chegar bem no fim do capítulo quando ligar a televisão. A "bagunça", que já estava prevista na programação, prejudica a primeira semana da história que poderia ser a salva-vidas da audiência da Globo. Ainda há mais 170 capítulos pela frente, mas o cartão de visita inevitavelmente afastou o telespectador.

O fantasma de Renascer ainda assombra a história de Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz). A novela escrita por João Emanuel Carneiro deveria ter começado no início de agosto, perto do fim dos Jogos Olímpicos de Paris. Mas os 30 capítulos extras do remake empurraram Mania de Você para um período em que a Globo já sabia que teria de lidar com as mudanças na grade.

Além disso, a nova novela das nove também vai coincidir com um período conturbado --porém tradicional-- da televisão: as festas de fim de ano. A época, assim como a chegada do verão em dezembro, é tida como um momento em que há menos televisores ligados, já que os brasileiros saem mais de casa.

É claro que Mania de Você ainda possui muitas cartas na manga para fisgar o telespectador, e a Globo vai colocar em prática todas as suas jogadas até a reta final do folhetim.

A emissora precisa elevar os índices para que o remake de Vale Tudo, que virá na sequência, não repita o fracasso de suas antecessoras. Assinada por Manuela Dias, a história foi encomendada para celebrar os 60 anos da Globo.

Vale Tudo tem previsão para começar em março. A elogiada trama terá em torno de 170 capítulos, 40 a menos do que a versão original, e deve ficar no ar até outubro do ano que vem.


Resumos Semanais

Resumo de Mania de Você: Capítulos da novela das nove da Globo - 11 a 21/12

Quarta, 11/12 (Capítulo 81)
Viola expulsa Luma da comunidade. Mavi exige que Volney se afaste do resort e da vida de Mércia. Rudá afirma a Viola que a comunidade precisa do dinheiro de Luma. Cristiano é agredido na prisão. Rodhes ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.