Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

VALE A PENA?

Cinco razões para assistir à reprise de Império e uma para mudar de canal

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

O ator Alexandre Nero no topo de uma montanha, com terno e camisa pretos, posa para foto como o personagem José Alfredo

Alexandre Nero conquistou o público como o comendador José Alfredo na novela Império

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 12/4/2021 - 6h50

Sem condições sanitárias de avançar nas gravações de Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove inédita, a Globo lançou mão de outra reprise para a faixa horária: Império (2014), que estreia nesta segunda (12). Há razões para acreditar que essa foi uma boa opção da emissora para o entretenimento do público, mas também há motivos para se questionar a trama.

Este é um dos assuntos do 54º episódio do podcast Noveleiros, do Notícias da TV. Nos programas semanais, os jornalistas Fernanda Lopes, Daniel Farad e Márcia Pereira conversam e contam os destaques dos próximos capítulos sob a perspectiva de noveleiros profissionais.

Império gira em torno da história de José Alfredo (Alexandre Nero), homem que enriqueceu com o comércio ilegal de diamantes. Ao redor dele, estão várias intrigas de família e um romance com uma moça bem mais jovem, Maria Isis (Marina Ruy Barbosa).

Confira a seguir cinco razões para acompanhar a edição especial de Império:

divulgação/tv globo

Andréia Horta e Alexandre Nero foram filha e pai

Boas atuações

Alguns dos atores principais estavam inspirados e fizeram trabalhos marcantes em Império. Marjorie Estiano, por exemplo, fez uma boa vilã na primeira fase da novela e também mostrou seu talento ao voltar às pressas para substituir Drica Moraes e reassumir o papel da megera Cora.

Andréia Horta também se destacou como Maria Clara, a filha preferida do comendador. Império ficou marcada como a primeira novela de Chay Suede na Globo, e ele já disse em entrevistas que foi ali que aprendeu de verdade a atuar.

reprodução/TV globo

Império muda tom em relação a Amor de Mãe

Mudança de tom

Depois de quatro semanas de muito sofrimento com o mundo cão de Amor de Mãe, os telespectadores poderão ter um respiro com Império. A novela também tem vilões e tramas de crimes, mas num tom menos pesado e totalmente distante da realidade atual do Brasil.

"A novela vai ser um respiro nesse momento que a gente está passando, tanto para a gente que fez quanto para quem embarcou nessa história", afirmou Marina Ruy Barbosa ao Notícias da TV.

Divulgação/tv globo

Paulo Betti vive o jornalista Téo Pereira

Humor na novela

Ainda na questão de um tom mais leve, há, inclusive, várias chances de o público rir e se divertir com a história. A própria vilã Cora é digna de chacota, com cenas de flatulência e em que aparece cheirando cuecas.

Há ainda o personagem Téo Pereira (Paulo Betti), um jornalista de fofocas que tem um jeito todo estereotipado e escalafobético de ser, que não deve ser levado a sério e proporciona cenas absurdas.

divulgação/TV globo

Comendador fez sucesso em Império

Protagonista carismático

José Alfredo circula por todos os núcleos da novela, e não é à toa: o personagem é forte e muito carismático, tanto que conquistou o público rapidamente na primeira exibição de Império e fez com que telespectadores torcessem por ele, mesmo não sendo um bastião da boa moral e dos bons costumes. Resta saber se o comendador de Alexandre Nero manterá seu magnetismo pessoal na reprise.

divulgação/tv globo

Maria Isis e José Alfredo: casal protagonista

Romance para torcer

Um romance impossível, proibido e/ou com muita química entre protagonistas é algo que colabora muito para que o público tenha vontade de acompanhar uma novela --e algo que faltou na reta final de Amor de Mãe. Império tem isso com José Alfredo e Maria Isis, um casal improvável e quente que conquistou muita torcida em 2014.

reprodução/TV globo

Casal gay foi conflituoso em Império

Um motivo para mudar de canal

O mundo mudou desde a exibição original de Império, e há elementos da novela que podem não cair nada bem no telespectador atual, que acompanha a novela pela TV e pelas redes sociais. Há um casal gay na história, vivido por José Mayer e Klebber Toledo, que teve várias cenas de beijo censuradas, além de vários problemas no relacionamento (mantido em segredo durante boa parte da novela).

Há ainda o caso de Xana Summer, personagem de Aílton Graça, um homem que se veste como mulher (prática de crossdressing) e vive como casal heterossexual com a personagem de Viviane Araújo em determinado momento da trama. Histórias como estas podem gerar confusão e ter repercussão negativa atualmente.

Você pode ouvir mais sobre Império e todas as novelas da Globo pelo link abaixo, no 54º episódio do podcast Noveleiros, do Notícias da TV. Também disponível no Spotify, no Deezer, na Apple Podcasts e no Google Podcasts.

Ouça "#54 - Vale a pena assistir à reprise de Império?" no Spreaker.


Últimas de Império


Resumos Semanais

Resumo da novela Império: Capítulos de 22 de junho a 3 de julho

Terça, 22/6 (Capítulo 62)
Maria Clara se desespera ao ver as imagens do noivo. José Alfredo fala com Cláudio e decide procurar Enrico. Cristina sente compaixão por Maria Clara. Jurema visita Tuane no camelódromo. Cora ameaça Cristina para que ela ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Web Stories

+
De violência doméstica a desemprego: Como está o elenco de Roque SanteiroDe Fernanda Montenegro a Sônia Braga: Cinco atrizes que entraram para a históriaDe série com Liniker a nova temporada de Elite: Confira os lançamentos da semanaBastidores de O Diabo Veste Prada tiveram atriz deprimida e look vetado, saiba maisJuliette, Zico e Anitta: Sete celebridades que viraram tatuagens de fãs

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou de ver Tiago Leifert no comando da Super Dança dos Famosos?