Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Onde Nascem Os Fortes

Chocada com masturbação na rua, estrela de nova novela reage; saiba como

Estevam Avellar/TV Globo

Alice Wegmann interpreta Maria em Onde Nascem Os Fortes, trama que estreia dia 23 na Globo - Estevam Avellar/TV Globo

Alice Wegmann interpreta Maria em Onde Nascem Os Fortes, trama que estreia dia 23 na Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 13/4/2018 - 5h29
Atualizado em 15/4/2018 - 8h00

Aos 22 anos e prestes a estrear seu oitavo trabalho na Globo, Alice Wegmann se mostra madura tanto nas cenas de Onde Nascem Os Fortes quanto na postura diante de assuntos polêmicos. Para a atriz, falar sobre assédio sexual e combater o machismo é um trabalho de formiguinha, mas muito necessário para reeducar a sociedade.

Ela até conta que reagiu em uma experiência de assédio constrangedora, que serve de amostra para o que muitas mulheres passam nas ruas. A jovem tinha acabado de entrar no carro de uma amiga após um jantar em um restaurante carioca.

"Um senhor com 50 e poucos anos abaixou o short e começou a se masturbar. Aquilo foi muito impactante, até porque não sabíamos o que fazer. Foi desesperador. Até que que veio uma força em mim, abaixei o vidro e gritei", conta Alice.

A atriz diz que o homem não esperava qualquer tipo de reação, se assustou e entrou correndo em seu automóvel ao ver que os garçons do restaurante estavam chamando a polícia. "A gente se sente com medo e impotente", lembra.

Desse episódio, ela tirou a dura lição de que é necessário falar sobre o assunto porque, na sua profissão, se sente uma espécie de porta-voz. Alice diz que a bandeira do feminismo que ela levanta na na vida real estará presente também em seu trabalho em Onde Nascem os Fortes, no ar a partir do dia 23.

Sua personagem, Maria, vai romper barreiras e mostrar a força que uma mulher pode ter. "Quando você vê a Maria poderosa, corajosa, enfrentando essas pessoas que ela enfrentará, é tudo muito crível pelo jeito que ela faz. É difícil não se interessar por ela, por seus ideais e valores."

Estupro e defesa
Maria começará a trama como uma garota de 24 anos da capital (Recife) que vai para a fictícia cidade de Sertão para fazer trilhas de mountain bike com o irmão gêmeo, Nonato (Marco Pigossi). Ele desaparecerá após uma briga com o maior empresário local, Pedro Gouveia (Alexandre Nero). 

joão miguel júnior/Tv globo

Elenco, direção e autores durante o lançamento de Onde Nascem Os Fortes na Paraíba

Esse é o estopim da saga angustiante da personagem de Alice em busca de respostas. Ela enfrentará homens poderosos e será caçada após matar um segurança de Pedro durante uma tentativa de estupro. A sequência, que poderia ter causado repulsa na atriz, foi o momento mais emocionante de sua carreira.

"Foi a cena mais forte que já gravei. Representei milhões de mulheres, pois todas nós, em algum momento, já passamos por algo desconfortável. Essa cena da Maria mostra a força que ela tem", resume.

Alice conta que a equipe da produção a acolheu de uma forma que fez com que ela se sentisse bem na gravação. Mas diz também que a consistência do texto de George Moura e Sergio Goldenberg a faz passar mal.

"Teve um dia em que cheguei em casa e passei muito mal. Fiquei deitada no banheiro e não conseguia levantar. Tudo mexe com a gente por dentro. Eu choro lendo, fazendo e assistindo."

Experiência no sertão
O Notícias da TV viajou a convite de Globo para o cenário de Onde Nascem Os Fortes no sertão da Paraíba. Das novelas exibidas na faixa das 23h, essa é a primeira que realmente tem "cara" de supersérie. Nome dado aos projetos do horário, mas que até o ano passado pareciam somente novelas mais curtas.

Mais de 150 profissionais trabalham na produção. O elenco e a direção estão há cinco meses entre idas e vindas de Cabaceiras (a 191 km de João Pessoa), fora de casa, e do Rio de Janeiro.

joão miguel júnior/tv globo

O roteirista George Moura; autor fez questão de apresentar locações aos jornalistas no sertão

O autor George Moura, um dos mais empolgados para apresentar locações e a temática da trama, afirma que a ideia de fazer uma obra longe do ar-condicionado dos Estúdios da Globo, no Rio de Janeiro, é a mesma usada nas minisséries O Canto da Sereia (2013) e Amores Roubados (2014).

"É uma imersão no universo que a gente quer retratar porque a gente tira todo mundo da sua zona de conforto. Todo mundo fica conectado com essa realidade que queremos contar, com um sertão contemporâneo", explica Moura. 

Onde Nascem Os Fortes conta com direção artística de José Luiz Villamarim, direção geral de Luisa Lima e direção de Walter Carvalho e Isabella Teixeira. A trama ficará no ar quatro noites por semana até julho.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.