Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESCRITO NAS ESTRELAS

Autora fugiu de didatismo em novela espírita: 'Objetivo nunca foi a religião'

Márcio de Souza/TV GLOBO

Alexandre Rodrigues e Jayme Matarazzo estão vestidos de branco e em morro em cena da novela Escrito nas Estrelas (2010)

Seth (Alexandre Rodrigues) e Daniel (Jayme Matarazzo) em cena da novela Escrito nas Estrelas

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 12/4/2023 - 6h20

Há 13 anos, Escrito nas Estrelas (2010) estreava na faixa das seis da Globo. Conhecida pelas novelas com temáticas espíritas, a autora Elizabeth Jhin evitou transformar a história em algo didático sobre a religião e conseguiu conquistar o público com a trama de amor envolvente.

"O espiritismo foi o pano de fundo para contar uma história de amor. Meu objetivo nunca foi divulgar a religião e, por isso, nenhum conflito foi criado", explicou a novelista em entrevista à jornalista Fábia Oliveira, à época no UOL.

Para abordar tal crença, ela recebeu a ajuda de Luiz Queiroz e Wagner Assis. Elizabeth ainda abordou as relações de outras vidas em suas outras novelas Amor Eterno Amor (2012), Além do Tempo (2015) e Espelho da Vida (2018).

Um acontecimento real inspirou a escritora no folhetim protagonizado por Nathalia Dill: "A história surgiu a partir da leitura de um artigo sobre reprodução humana e os aspectos éticos ligados à ciência genética. Pensei em como seria uma mulher gerar um filho com o sêmen de um homem já morto e comecei a me perguntar sobre as implicações de um ato desses na esfera espiritual".

A trama girava em torno da busca do médico Ricardo Aguillar (Humberto Martins) pela mulher ideal para gerar um bebê usando o sêmen congelado de Daniel (Jayme Matarazzo), seu filho morto. Ao longo da novela, foi revelada a ligação de vidas passadas entre pai, filho e a escolhida para se submeter à inseminação artificial.

Antes de morrer, Daniel conheceu Viviane (Nathalia Dill) quando ajudava vítimas de uma enchente em uma comunidade no Rio de Janeiro. Ele rapidamente se encantou pela determinação da jovem. 

O destino dos dois foi traçado quando a mocinha entrou no carro do estudante de Medicina, que estava a caminho de Petrópolis --para onde queria levar os desabrigados. Um acidente de carro acabou matando Daniel, que mesmo do plano espiritual decidiu continuar protegendo Viviane.

Ainda em luto, Ricardo descobriu que o filho havia deixado seu sêmen congelado e começou a procurar uma candidata para gerar seu neto. Assistente pessoal do médico, o ambicioso Gilmar (Alexandre Nero) passou a chantagear Viviane e fez de tudo para que o ricaço a escolhesse para a inseminação.

Aos poucos, Ricardo acabou se envolvendo com Viviane --o que desagradou Daniel. Sem conseguir se desapegar à vida terrena, o rapaz interferiu na jornada da mocinha e prejudicou o pai.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.