Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA DIA 27

Autor de Beleza Fatal faz lipo em novela que traz 'Bebel, Jade e Angel' repaginadas

DIVULGAÇÃO/MAX

Camila Pitanga, Giovanna Antonelli e Camila Queiroz posam caracterizadas como Lola, Elvira e Sofía, personagens de Beleza Fatal

Camila Pitanga, Giovanna Antonelli e Camila Queiroz protagonizam a novela Beleza Fatal, da Max

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 21/1/2025 - 21h00

Beleza Fatal estreia na próxima segunda (27) na plataforma Max com o rótulo de novela lipoaspirada, sem barriga. Com apenas 40 capítulos, bem mais curta do que as tramas da TV aberta, ela traz elementos de uma história clássica: uma vilã capaz de tudo para se dar bem na vida e uma mocinha vingativa. Camila Pitanga (Lola) e Camila Queiroz (Sofia) vivem esses dois pilares da saga, que conta uma terceira mulher forte e extremamente maternal interpretada por Giovanna Antonelli (Elvira).

O autor Raphael Montes não segurou a língua e usou as personagens delas que fizeram sucesso nas novelas da Globo para mostrar o quanto está feliz com o lançamento de seu primeiro folhetim. "É uma maravilha no mesmo elenco ter Bebel, Jade e Angel. Eu estou feito, realizando um sonho", diz.

Dá para dizer que a Jade, de O Clone (2001), a Bebel, de Paraíso Tropical (2007), e a Angel, de Verdade Secretas (2015 e 2021), emprestaram o DNA popular para as novas personagens das atrizes, mas as intérpretes realmente incorporam mulheres bem diferentes e, ao mesmo tempo, tão carismáticas quanto as que já viveram no passado. 

O Notícias da TV assistiu aos dez primeiros capítulos de Beleza Fatal e concorda quando Camila Queiroz afirma que a vilã Lola e Elvira são explosivas, enquanto sua mocinha Sofia implode os sentimentos dentro dela e vive sufocada. Ela vai tentar se vingar, mas se vicia na vingança. 

Porém, a novela não é só sobre a retaliação, promete trazer também o que vem depois dela. Raphael Montes é autor de livros e fez sucesso no streaming com a série Bom Dia, Verônica (Netflix) quando foi procurado para escrever a novela para a Max.

"Falei: 'Quero misturar coisas que eu gosto. Thriller dos anos 1990, uma pegada de novela clássica, mas, ao mesmo tempo, trazendo assuntos que eu acho que são novos, ou seja, são agora de 2024'. E apresentei a sinopse em uma semana. Dois dias depois, estava aprovada", conta o autor.

Ele montou sua equipe de roteiristas e foi avisado que seria supervisionado por Silvio de Abreu, auto de novelas e ex-diretor de Dramaturgia da Globo.

"Foi o meu mestrado e doutorado em fazer novelas. Nós estabelecemos uma espécie de diálogo, que foi muito interessante, porque eu queria fazer uma novela clássica, como a novela que ele fazia. Mas, ao mesmo tempo, eu queria cutucar e provocar coisas diferentes", lembra Montes

Provocar Abreu para ver se funcionava virou um jeito de trabalhar de Montes a partir daí. "Para a minha surpresa, quanto mais eu provocava o Silvio, mais ele gostava. A gente foi numa espécie de crescente, acho que vocês vão ver isso ao longo dos blocos da novela. O primeiro bloco é uma apresentação, e depois a coisa vai numa escalada, mas que foi quase uma escalada minha de poder fazer do meu jeitinho", comenta o autor.

Qual é a história de Beleza Fatal?

A novela Beleza Fatal começa mostrando uma tragédia na infância de Sofia (Melissa Sampaio/Camila Queiroz), quando a casa dela pega fogo. A garota e sua mãe, Cléo (Vanessa Giácomo), quase morrem. O incêndio deixa a menina com uma cicatriz no rosto. 

Elas deixam o interior e vão morar de favor no apartamento de Lola (Camila Pitanga), prima de Cléo, no Rio de Janeiro. No primeiro capítulo, a ambiciosa anfitriã mostra seu caráter inescrupuloso ao ajudar o chefe, um cirurgião plástico conhecido como doutor Peitão (Marcelo Serrado), a se livrar de uma jovem que parece ter morrido após uma lipoaspiração.

Casada com um policial, Lola mata o marido ao ser desmascarada e dá um jeito de Cléo assumir o crime, dizendo que elas vão alegar abuso sexual para que ela possa sair da cadeia em alguns dias. A partir daí, Lola vira vilã com V maiúsculo, começa a explorar Sofia nas tarefas domésticas e até tira a criança da escola. 

Sofia é humilhada, ouve barbaridades e foge da megera ao descobrir que a mãe não é assassina. Ela é acolhida pela amorosa família Paixão, comandada por Elvira (Giovanna Antonelli), que enfrenta a tragédia de ter a filha Rebeca (Fernanda Marques) hospitalizada em estado grave depois de ser jogada em um local ermo após uma cirurgia plástica mal-sucedida feita pelo doutor Peitão e por Benjamin (Caio Blat).

Assim, Sofia e a família Paixão se unem na dor e na indignação. O mundo da beleza, da cirurgia plástica e dos tratamentos estéticos servem de pano de fundo para a jornada em que a mocinha embarca ao se tornar adulta e descobrir que Lola mandou assassinar sua mãe na prisão.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.