CABOCLA
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Edilene Barbosa, Benedito Ruy Barbosa e Edmara Barbosa escreveram remake de Cabocla (2004)
Há 19 anos, a segunda versão de Cabocla (2004) estreava na faixa das seis da Globo. O remake foi escrito por Edilene e Edmara Barbosa, filhas de Benedito Ruy Barbosa. O autor, por sua vez, atuou como supervisor de texto e aproveitou para colocar na adaptação tudo aquilo que tinha sido impedido de dizer durante a Ditadura Militar (1964-1985). "A censura era imbecil demais", disparou ele.
Benedito adaptou o romance homônimo de Ribeiro Couto (1898-1963) em 1979. O folhetim foi protagonizado por Gloria Pires e Fábio Jr., que se casaram depois e tiveram uma filha, Cleo.
À época, o escritor teve dificuldade para abordar questões da posse de terra -- como o conceito de usucapião. "Vamos mexer bem nesta questão política, o que na época não foi possível por causa da censura", afirmou Benedito quando o remake foi lançado.
Mas o autor confessou que teve medo de mudar detalhes da obra: "Minha maior preocupação com este remake é não estragar o que foi bem-feito". Por isso, Edmara e Edilene se debruçaram sobre os textos antigos do pai e fizeram questão de aprovar cada capítulo da nova versão com ele.
"O que estamos fazendo é pegando capítulo por capítulo e atualizando diálogos, crescendo a participação de alguns personagens, mexendo em cenas. Mas o enredo e a estrutura básica dos capítulos estão sendo mantidos. Como estamos conduzindo nosso trabalho em cima do que foi escrito por meu pai, ele tem nos deixado livres para criar, dentro da linha dele", explicou Edmara na época.
Entre as cenas vetadas nos anos 1970 e que foram resgatadas na nova versão, está um momento delicado entre Zuca (Gloria Pires/Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Fábio Jr./Daniel de Oliveira) em um quarto da fazenda.
"Ele está tossindo, bem mal, sabe… Mas eles não queriam que aparecesse uma cena de dois solteiros conversando em um quarto. Achavam uma afronta", revelou Benedito sobre a Censura Federal. Em 2004, a cena foi ao ar e teve direito até a beijo dos mocinhos.
O remake de Cabocla se passava em 1918 e era ambientada no município rural de Vila da Mata. Além do romance principal, a trama mostrava a disputa por terras entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça).
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Cabocla: Capítulos da novela da Globo - 11 a 14/7
Quarta, 11/9 (Capítulo 15)
Emerenciana se preocupa com Ritinha e Belinha, que demoram a voltar. Bina concorda em mandar Zuca para a casa de Boanerges. Belinha e Neco se encontram e Nastácio vê. Zuca fica envergonhada com Luís. Nastácio afirma ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.