Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Atriz Françoise Forton morre aos 64 anos no Rio de Janeiro; ela estava com câncer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atriz Françoise Forton olha para frente com cara de séria

Atriz Françoise Forton em participação no programa Mais Você, da Globo, em 2018

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 16/1/2022 - 16h33
Atualizado em 16/1/2022 - 18h36

A atriz Françoise Forton morreu neste domingo (16), aos 64 anos. Ela estava internada havia quatro meses na clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, para tratar um câncer. Durante a carreira, participou de mais de 40 folhetos e estava fora da televisão desde 2020, quando atuou na novela Amor Sem Igual, da Record. Ela deixa o marido, o produtor Eduardo Barata, e o filho Guilherme Forton Viotti.

"A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Françoise Forton neste domingo (16) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes", informou a assessoria do hospital ao Notícias da TV.

Filha de um francês e uma brasileira, a carioca Françoise nasceu em 8 de julho de 1957. Estreou na TV em 1969, com uma participação em A Última Valsa, da Globo, e emendou uma série de projetos. Um dos maiores sucessos de sua carreira foi Estúpido Cupido (1976).

Na trama das sete de Mário Prata, ela viveu Maria Tereza, uma estudante que sonhava deixar sua pequena cidade e se tornar Miss Brasil. O sucesso da trama foi tão grande que anos depois ela virou uma peça de teatro, novamente com Françoise como a protagonista.

A atriz atuou em obras da Globo como Tieta (1989), Quatro por Quatro (1994), Por Amor (1997), Amor à Vida (2013), I Love Paraisópolis (2015) e Tempo de Amar (2017), seu último projeto na Globo.

Atualmente, ela também pode ser vista na reprise de O Clone (2001), no ar no Vale a Pena Ver de Novo, como a doutora Simone. Em 2015, Françoise participou do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, e três anos depois concorreu no Super Chef Celebridades, do Mais Você.

Durante a carreira, teve passagens também pela Band na década de 1980 e foi contratada pelo SBT para fazer remakes de novelas mexicanas nos anos 2000 Seus Olhos (2004) e Os Ricos Também Choram (2005).

Último trabalho na TV

Na Record, ela também teve destaque em folhetins como Luz do Sol (2007), Promessas de Amor (2009), na qual viveu gêmeas, Ribeirão do Tempo (2010) e Amor Sem Igual, seu último trabalho na TV --ela interpretou Olympia, uma ex-prostituta.

Em entrevista publicada pelo site R7 em dezembro de 2020, quando a novela estava na reta final, ela agradeceu pela personagem e ficou feliz por ter feito uma cena em que cantou e dançou no encerramento do Mademoiselle Olympia Night Club, a casa noturna do folhetim.

"Foi muito bonito e gostoso construir essa cena. Gosto muito de aprender e estudar, além de criar uma parceria muito grande para desenvolver um conteúdo de qualidade", confessou ela, que complementou:

Foi um prazer, uma felicidade. Quero agradecer a todos, à Fridman [Cristianne, autora], aos colaboradores, ao Foguinho [Rudi Lagemann, diretor-geral], a todos os diretores e a todas as meninas que passaram pelo Mademoiselle. Foi muito especial. Quero agradecer pela confiança e por esse presente que ganhei.

Luta contra o câncer

Aos 33 anos, no início da década de 1990, Françoise Forton já havia lutado contra um câncer de colo de útero. "Depois que eu me operei eu levei uns oito e dez anos em que não conseguia falar nisso. Eu fazia a novela Tieta e um espetáculo que era um sucesso. Resolvi fazer um exame periódico. Quando eu soube me assustou muito e minha mãe estava muito doente", relatou ela à jornalista Marília Gabriela, em 2014.

"O mundo caiu, tinha que ter mais estrutura. Também não queria viver isso com a imprensa. Depois de alguns anos, conversando com amigos, falei: pelo contrário, preciso falar disso! Alertar as mulheres. É muito importante fazer os exames periódicos", explicou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.