Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

RODRIGO GARCÍA

Ator de Volta por Cima se inspira na 'cara de pau' do bicheiro Castor de Andrade

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Rodrigo García está em cena como Baixinho na novela Volta por Cima, da Globo

Rodrigo García interpreta Renato Castilho, o Baixinho, na novela Volta por Cima, da Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 1/10/2024 - 18h00

Vai durar pouco a participação de Rodrigo García como o bicheiro Renato Castilho, o Baixinho, na novela Volta por Cima. Ele sofrerá um acidente fatal no capítulo da próxima quarta (9) na novela das sete da Globo. Mesmo assim, o ator estudou os perfis de contraventores da vida real para compor o personagem. "Eu vi os documentários Vale o Escrito e Doutor Castor [ambos do Globoplay], mas numa novela leve, a gente não pode trazer a densidade dessas pessoas, não é tão interessante para a cena isso", diz.

Por isso, ele focou em outros pontos que observou nas personalidades dos bicheiros famosos. "Peguei um caminho contrário. No final, aquela cara de pau do Castor de Andrade [1926-1997] me inspirou muito. Ele era uma pessoa que podia estar mandando fazer as coisas mais absurdas, sem que ninguém soubesse o que era, justamente porque estava sempre com aquele sorrisinho, com aquela cara de malandro", conta García ao Notícias da TV

Castor de Andrade foi responsável por crimes cruéis no Rio de Janeiro e também se autopromoveu por meio do futebol e do Carnaval. O bicheiro foi um criminoso odiado e temido, mas também adorado.

Será que Baixinho é capaz de tudo? É assassino? O ator responde que sim. Se ele ficasse na novela, muitas mortes aconteceriam, já que o filho de Violeta (Isabel Teixeira) é extremamente perigoso e não perdoa desafetos. "Ele é capaz de tudo de ruim, mas tentei dar uma desenhada para o lado da leveza, do carisma que os personagens da Claudia [Souto, autora] têm", completa. 

No primeiro capítulo de Volta por Cima, ele já mostrou isso. Começou perseguindo e cobrando Osmar (Milhem Cortaz), amante de sua mãe. Essa perseguição vai terminar mal.

Baixinho cairá no poço de um elevador ao marcar um encontro com um o tio de Madá (Jéssica Ellen) em um lugar sinistro. O desempregado até tentará segurá-lo ao vê-lo se desequilibrar, mas não terá sucesso. Ele será acusado de assassinar o bicheiro. 

A autora Claudia Souto explica que o núcleo da contravenção não terá contornos pesados. "A gente está abordando isso de uma forma muito pitoresca, muito leve, não caricata. A gente tem que lembrar que esses personagens que moram no subúrbio, apesar de terem grana e poder, têm um outro tipo de relação. Mas também são pessoas comuns, com seus dramas e particularidades", pontua a novelista.

Ela reforça que os bicheiros são pessoas que fazem parte da cultura carioca, e os da história serão multifacetados, socialmente ativos na comunidade.

"Eles são grandes figuras, não são só malvados. Fazem coisas pela comunidade, promovem saúde, entregam cestas básicas, são patronos de escolas de samba. Então, não esquecendo o lado de contravenção deles, a gente não está chapando e botando só um lado dos nossos contraventores. Eles são pessoas que têm esses lados todos, só não atravessem o caminho deles, mas, de resto, eles são pessoas capazes de grandes feitos também", alerta Claudia, aos risos. 

Leia também ->Resumo dos próximos capítulos da novela Volta por Cima.

Volta por Cima é escrita por Claudia Souto e se passa na fictícia Vila Cambucá, no subúrbio do Rio de Janeiro. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Volta por Cima e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 18/1 a 1º/2

Sábado, 18/1 (Capítulo 96)
Jão discute com Cacá. Madalena reclama por Chico defender Cacá. Gigi encontra o diário de Mariazinha na gaveta de Joyce. Sebastian não conta para Jô sobre a herança que ganhou. Tati e Madalena tentam disfarçar quando ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.