PARA 10 ANOS
NELSON DI RAGO/TV GLOBO
Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis) em O Cravo e a Rosa, no ar na Globo
O Ministério da Justiça mudou a classificação indicativa de O Cravo e a Rosa após 22 anos da exibição original. Antes considerada livre para todas as idades, a novela passou a ser recomendada apenas para maiores de 10 anos. A mudança, porém, aconteceu apenas na edição da novela disponível no Globoplay, plataforma de streaming da Globo. Na TV aberta, a trama continua com classificação.
A mudança foi divulgada na última sexta-feira (1º), no Diário Oficial. O produto afetado é intitulado O Cravo e a Rosa - Vale a Pena Ver de Novo. Trata-se da versão da novela veiculada em 2013 no quadro de reprises da Globo e presente no catálogo do Globoplay. A justificativa é de que o folhetim apresenta cenas de violência, linguagem imprópria e uso de drogas lícitas.
Essa versão nada mais é do que a novela original com alguns cortes. Ou seja: tudo que está na versão de 2013 está na de 2000 --também presente na plataforma. Ainda assim, a decisão não se estendeu à original, segundo consta no site oficial de classificação indicativa.
A versão que está sendo exibida atualmente na TV Globo tem o nome de O Cravo e a Rosa - Edição Especial. No Globoplay, é classificada como livre, embora não exista um tópico sobre ela no portal do Ministério.
O Cravo e a Rosa é exibida depois do Jornal Hoje. A novela faz sucesso nas tardes da Globo, tanto que a nova faixa de reprises, até então experimental, foi fixada na programação na emissora. O folhetim, escrito por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, bateu recorde em sua última reapresentação no canal Viva.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Cravo e a Rosa e em outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.