ENTREVISTA EXCLUSIVA
MANOELLA MELLO/TV GLOBO
Andrea Beltrão se despede de Zefa Leonel, protagonista que interpreta em No Rancho Fundo (Globo)
Como não amar Zefa Leonel? Uma mulher que fala o que pensa na cara de quem for, que comanda a família com pulso forte e que tem suas fragilidades e erros, como qualquer ser humano. A protagonista de No Rancho Fundo encerra sua trajetória no próximo dia 1º com um final que promete ser surpreendente. Em entrevista exclusiva ao Notícias da TV, a atriz Andrea Beltrão se empolga ao falar do desfecho da personagem e faz um balanço da nordestina que conquistou o Brasil.
"O final de Zefa será radical, transgressor, pura coragem. Só uma mulher como ela seria capaz de tanto", avisa a intérprete, sem dar spoiler do que o público verá de fato nos últimos capítulos da saga escrita por Mario Teixeira.
Andrea afirma que desde o início da novela entendeu como funcionava a cabeça de Zefa. Nunca teve nenhum mistério por trás do trabalho que ela desenvolveu. O que mais a encantou sempre foi a simplicidade da personagem, uma mãe de família, que trabalha e encara várias jornadas para cuidar dos filhos e do marido.
"Porque ela se apresentou cristalina, diamante bruto, como é da sua natureza. Zefa Leonel é uma das grandes personagens que interpretei. Já está na minha galeria afetiva, das melhores memórias", revela a atriz, que continua:
Zefa Leonel é uma personagem sábia. Mario Teixeira, que escreveu a novela, é um autor refinado, mas, ao mesmo tempo, muito popular, que traz para as suas personagens ares de grandes histórias clássicas, do picaresco às histórias bíblicas. Personagens capazes de grandes maldades que enfrentam personagens repletos de bondade e destemidos.
Andrea não concorda quando é questionada sobre Zefa ser uma personagem fora da curva do que ela vinha fazendo na TV.
"Vou discordar, porque considero que as outras personagens que interpretei na TV também eram verdadeiras e honestas, como Rebeca de Um Lugar ao Sol [2021]; ou Sueli de Tapas & Beijos [2011-2015]; ou ainda Marilda de A Grande Família [2001-2014]. Elas estavam em outros ambientes, eram mais ricas, ou mais bonitas (será?), se situavam num contexto urbano", pontua a atriz.
Para a intérprete, a retidão e a honestidade --características de Zefa Leonel-- podem estar em qualquer lugar. "Tive muita sorte com as mulheres que interpretei. Mas também é muito bom interpretar alguém que não presta, que não vale nada, um maldito irrecuperável, porque é provocante e nos faz pensar", completa.
Por fim, Andrea destaca o que mais mexeu com ela durante o trabalho em No Rancho Fundo. "As palavras de Zefa Leonel, as suas atitudes, seu jeito de demonstrar afeto, indignação, sua capacidade de reconhecer os erros, e nunca abrir mão do amor pelos filhos e pela terra em que nasceu. Isso mexeu comigo. E é nisso que acredito", declara.
Será que Zefa Leonel vai voltar em outra novela ou ganhar vida própria em outro projeto da Globo? "Ah. Isso só Deus sabe. Ops, quer dizer, só Mario Teixeira sabe", brinca a atriz.
As gravações na novela acabaram no último sábado (19). No Rancho Fundo exibirá seu último capítulo no próximo dia 1º, com reapresentação no dia 2.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela No Rancho Fundo.
Escrita por Mario Teixeira, a novela No Rancho Fundo se passa dez anos após os eventos de Mar do Sertão (2022). A trama será substituída no próximo dia 4 por Garota do Momento, novela de Alessandra Poggi protagonizada por Duda Santos e Pedro Novaes, que é ambientada no Rio de Janeiro de 1958.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.