Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PÁTRIA MINHA

Afastada de novela por indisciplina, Vera Fischer xingou Globo e ator: 'Que se f*'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Vera Fischer com cabelos louros soltos e com sorriso discreto

Vera Fischer como Lídia Laport em Pátria Minha (1994); atriz foi afastada da novela da Globo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 10/3/2023 - 6h25

Há 28 anos, o último capítulo de Pátria Minha (1994) era exibido na faixa das oito da Globo. A novela de Gilberto Braga (1945-2021) ficou marcada por uma confusão envolvendo Vera Fischer e Felipe Camargo, que eram casados na época. Os dois foram afastados do folhetim por indisciplina, e a atriz se revoltou. Ela chegou a xingar a emissora e Tarcísio Meira (1935-2021): "Quero que ele e todo mundo da Globo se f****".

Vera e Camargo se conheceram na novela Mandala (1987), engataram um romance e se casaram em 1988. O relacionamento foi marcado por várias brigas e chegou ao fim em 1995.

Quando ambos estavam no ar em Pátria Minha, a intérprete da protagonista Lídia Laport quebrou o braço em mais uma briga com o então marido. O motivo teria sido ciúme de Isadora Ribeiro, que fazia par romântico com o ator. Em outra ocasião, Camargo não conseguiu gravar suas cenas como Inácio porque estava com um hematoma no rosto.

Além disso, os atrasos do casal viraram um problema para a Globo. A emissora decidiu afastar os dois e justificou que a "constante indisciplina de horário dos atores" estava "prejudicando o ritmo das gravações". Apesar disso, os contratos deles foram mantidos.

De acordo com informações publicadas pela Folha de S.Paulo em 13 de janeiro de 1995, Tarcísio Meira só saia de casa para trabalhar quando era avisado de que Vera já estava nos estúdios. 

"Tarcísio é um velho caquético. Quero que ele e todo mundo da Globo se f****. Ninguém me expulsou. Eu que pedi a conta. Não quero mais saber da Globo. Vou trabalhar no SBT ou no exterior", rebateu a artista em declaração ao jornal Notícias Populares.

Em 26 de janeiro, Vera divulgou uma carta aberta e recusou "o rótulo de bode expiatório". Ela reafirmou que a decisão de sair da novela partiu dela por estar "insatisfeita com os rumores e notícias publicadas na imprensa" e disse que passou a ser culpada pelas "indefinições da trama e atrasos das gravações".

Gilberto Braga se chateou com o afastamento de Vera na época, já que tinha escrito Lídia especialmente para a estrela. "Acho fantástico o trabalho dela", elogiou o autor. O dramaturgo acabou matando Lídia e Inácio em um incêndio: "Uma grande tragédia num hotel de Raul em Minas, onde morrem 78 pessoas. O suspense será descobrir o que Lídia estava fazendo lá".

Apesar da confusão em Pátria Minha, tanto Vera quanto Camargo voltaram a atuar na Globo mais tarde. A atriz, em O Rei do Gado (1996); e o artista, em Corpo Dourado (1998).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.