Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube

MÁQUINA DE LUCRO

A estratégia da Globo para ganhar dinheiro mesmo se Vale Tudo for mal no Ibope

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Bella Campos como Maria de Fátima em cena de Vale Tudo

Maria de Fátima (Bella Campos) em Vale Tudo; perfil de personagem no Instagram atrai marcas

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 7/4/2025 - 6h10

A Globo criou um Instagram para Maria de Fátima (Bella Campos) de Vale Tudo não só em busca de recuperar o público perdido com o fracasso de Mania de Você (2024). Afinal, a emissora já havia faturado bastante com uma estratégia de crossmídia na última novela das nove a chegar aos 40 pontos no Ibope --com Vivi Guedes (Paolla Oliveira), de A Dona do Pedaço (2019), também tendo um perfil na plataforma.

O perfil da influenciadora fictícia chegou a ter milhões de seguidores, assegurando um bom faturamento para emissora por meio de ações integradas --envolvendo a TV e as redes sociais-- com marcas de beleza e até uma montadora de automóveis. Posteriormente, com o fim da novela, a página ainda foi utilizada para ampliar o alcance das publicações do Gshow.

Como o Notícias da TV já havia mostrado, a Globo passou a utilizar os números de suas produções nas redes para justificar o seu sucesso --mesmo que não haja correspondência no Ibope-- junto ao mercado publicitário. O plano comercial de Mania de Você, por exemplo, citava os milhões de seguidores de Chay Suede e Agatha Moreira.

Até o fechamento deste texto na sexta (4), a conta de Maria de Fátima (@fatimaaciolireal) contava com 50 mil seguidores. Um número até que expressivo, considerando-se que a novela estreou na segunda (31) e até os participantes do BBB 25 enfrentam dificuldade para crescer nas mídias digitais.

Uma das postagens, em que a personagem mostra o seu novo corte de cabelo, já havia atraído a atenção de marcas, como uma empresa de cosméticos que elogiou a transformação nos comentários. Diversos influenciadores e youtubers também estavam tirando uma casquinha da situação.

Os dados de audiência obviamente pesam para a Globo, mas o próprio balanço financeiro divulgado na última quarta (2) mostra que os números do mercado também importam (e muito). Afinal, 66% da receita total da Globo em 2024 teve origem na publicidade e 34% na área de conteúdo --historicamente, essa relação é de 60%-40%, como revelou o Valor Econômico.

Obviamente há uma expectativa da própria direção de que o folhetim de Manuela Dias vá crescer no Ibope, até pela sustentabilidade da faixa, que vem sofrendo com constantes fracassos pós-pandemia. O BBB 25, porém, mostra que mesmo com índices abaixo do esperado é possível lucrar --e muito-- com o apetite das marcas.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 2 a 17/5

Sexta, 2/5 (Capítulo 29)
Heleninha avisa a Afonso que Celina a convenceu de participar do jantar. Ivan elogia os quadros de Heleninha. Fátima manda para Odete uma matéria com foto de Solange. Raquel comenta com Aldeíde sobre sua desconfiança do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.