Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VERDE FLÂMULA

A cutucada em Jair Bolsonaro escondida na abertura do remake de Vale Tudo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Uma pessoa de costas segura uma bandeira do Brasil aberta diante do Teatro Amazonas, em Manaus, durante o dia

Bandeira do Brasil traça paralelo entre a realidade do país nas duas versões de Vale Tudo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 1/4/2025 - 6h10

As diversas imagens da bandeira brasileira na abertura da nova versão de Vale Tudo, que estreou na segunda (31) na Globo, chamaram a atenção nas redes sociais. E não à toa. Uma parte dos internautas viu uma cutucada na direita brasileira, especialmente a ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro --que associou diretamente a sua atuação política a diversos símbolos nacionais, em particular às cores verde e amarela.

A flâmula aparece por diversas vezes, seja pintada nas escadarias do morro da Conceição, no Rio de Janeiro, ou reformulada na obra Okê, Oxóssi, de Abdias Nascimento (1914-2011), que surge rapidamente durante os créditos iniciais. É um paralelo direto com o momento político que o país vivia quando a primeira versão foi exibida, em 1988.

Afinal, a Ditadura Militar (1964-1985) também se associou aos símbolos nacionais e a um discurso ufanista para se manter no poder. Na época, também havia uma desconfiança direta a quem se valia da bandeira brasileira, já que o imaginário social a ligava diretamente ao regime autoritário.

O esporte foi responsável por ajudar a ressignificar esse símbolo, especialmente com o seu uso pela Seleção Masculina de Vôlei que trouxe o ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992; e ainda pelo piloto Ayrton Senna (1960-1994), que curiosamente também é referenciado na nova versão da abertura de Vale Tudo.

Esse resgate da bandeira como símbolo de todos os brasileiros, não só de uma parcela associada à direita tradicional e à extrema direita, é vivido novamente nos dias de hoje --ainda que em outros termos, como o surgimento e o avanço do brazilcore, que colocou o país como tendência internacional.

A ideia do pavilhão nacional como símbolo de todos os brasileiros ainda é reforçada no final da vinheta, em que pessoas de diversas etnias, idades e origens abraçam a bandeira.

Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.

Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 2 a 12/4

Quarta, 2/4 (Capítulo 3)
César demonstra a Franklin seu interesse por Maria de Fátima por achar que a jovem é rica. Ivan presencia Raquel sendo assaltada. Renato afirma a Heleninha que Marco Aurélio pode repensar a decisão do juiz sobre ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.