VERDE FLÂMULA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Bandeira do Brasil traça paralelo entre a realidade do país nas duas versões de Vale Tudo
As diversas imagens da bandeira brasileira na abertura da nova versão de Vale Tudo, que estreou na segunda (31) na Globo, chamaram a atenção nas redes sociais. E não à toa. Uma parte dos internautas viu uma cutucada na direita brasileira, especialmente a ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro --que associou diretamente a sua atuação política a diversos símbolos nacionais, em particular às cores verde e amarela.
A flâmula aparece por diversas vezes, seja pintada nas escadarias do morro da Conceição, no Rio de Janeiro, ou reformulada na obra Okê, Oxóssi, de Abdias Nascimento (1914-2011), que surge rapidamente durante os créditos iniciais. É um paralelo direto com o momento político que o país vivia quando a primeira versão foi exibida, em 1988.
Afinal, a Ditadura Militar (1964-1985) também se associou aos símbolos nacionais e a um discurso ufanista para se manter no poder. Na época, também havia uma desconfiança direta a quem se valia da bandeira brasileira, já que o imaginário social a ligava diretamente ao regime autoritário.
O esporte foi responsável por ajudar a ressignificar esse símbolo, especialmente com o seu uso pela Seleção Masculina de Vôlei que trouxe o ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992; e ainda pelo piloto Ayrton Senna (1960-1994), que curiosamente também é referenciado na nova versão da abertura de Vale Tudo.
Esse resgate da bandeira como símbolo de todos os brasileiros, não só de uma parcela associada à direita tradicional e à extrema direita, é vivido novamente nos dias de hoje --ainda que em outros termos, como o surgimento e o avanço do brazilcore, que colocou o país como tendência internacional.
A ideia do pavilhão nacional como símbolo de todos os brasileiros ainda é reforçada no final da vinheta, em que pessoas de diversas etnias, idades e origens abraçam a bandeira.
Leia também -> Resumo dos capítulos da novela Vale Tudo.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vale Tudo e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 2 a 12/4
Quarta, 2/4 (Capítulo 3)
César demonstra a Franklin seu interesse por Maria de Fátima por achar que a jovem é rica. Ivan presencia Raquel sendo assaltada. Renato afirma a Heleninha que Marco Aurélio pode repensar a decisão do juiz sobre ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.