CHINELO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Odete Roitman (Debora Bloch) na nova versão de Vale Tudo; referência a cena clássica
Uma parte dos telespectadores encontrou uma referência a uma das cenas de Odete Roitman (Beatriz Segall) na primeira versão na abertura do remake de Vale Tudo. O nome de Debora Bloch, que interpreta a antagonista na releitura, é exibido justamente ao mesmo tempo que alguns indígenas de chinelos --objeto que curiosamente causava asco na vilã em 1989.
Um trecho em que Odete se refere a palavra “chinelo” como um exemplo de como a língua portuguesa seria tão “chinfrim” viralizou nas redes sociais. Ela é rebatida por Heleninha (Renata Sorrah), a lembrando que o calçado é chamado de “pantoufle” em francês --uma palavra igualmente sofrível aos ouvidos.
A referência foi encontrada por um perfil identificado apenas como Jão no X. “Ai, o nome da Odete aparecendo junto quando aparece os chinelos", escreveu ele, compartilhando o trecho da abertura.
“Odete fala tão mal do português que vão ter que colocar uma cena ou outra dela falando um inglês ou um francês impecável, sem sotaque. Ela é o tipo de pessoa que detestaria brasileiro falando outro idioma com sotaque", apontou Cal. “Quem editou essa abertura foi muito perspicaz", elogiou Mi.
“Odete se revirando no túmulo", brincou Pê. “Como dizia Silvio Santos (1930-2024): bem bolado, bem bolado", finalizou Guh.
Veja a imagem:
O primeiro capítulo do remake de Vale Tudo fez mudanças para atualizar a obra que foi ao ar originalmente em 1988. Além dos detalhes tecnológicos, coisa que não se via na primeira versão, a autora Manuela Dias deixou a Raquel de Taís Araujo mais empoderada e dona de si e envelheceu a vilã Maria de Fátima (Bella Campos) para aumentar a química com César, personagem de Cauã Reymond.
Enquanto Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004) preferiram começar Vale Tudo (1988) já com a cena do embate entre Raquel (Regina Duarte) e Rubinho (Daniel Filho), a versão atualizada iniciou com o aniversário de Maria de Fátima. Depois, o público viu a briga de marido e mulher em um flashback da vilãzinha.
A cena mostrou Raquel e Rubinho (Julio Andrade) em uma discussão acalorada por conta dos vícios em bebida do homem, e então ele desferiu um tapa na cara dela.
A protagonista apanhou quieta em 1988, mas desta vez revidou a agressão na mesma moeda, com outro tapa no então marido. É um indicativo de que a Raquel de Taís Araújo será mais decidida e não levará desaforo para casa.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 2 a 12/4
Quarta, 2/4 (Capítulo 3)
César demonstra a Franklin seu interesse por Maria de Fátima por achar que a jovem é rica. Ivan presencia Raquel sendo assaltada. Renato afirma a Heleninha que Marco Aurélio pode repensar a decisão do juiz sobre ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.