Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Pink is the new black

Cor do ano, rosa quartzo já inspira famosas; saiba usar sem erro

Reprodução/NBC

Cate Blanchett vestiu um Givenchy rosa quartzo no Globo de Ouro deste ano - Reprodução/NBC

Cate Blanchett vestiu um Givenchy rosa quartzo no Globo de Ouro deste ano

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 3/2/2016 - 5h27

Escolhida para ser a cor de 2016, o rosa quartzo já inspira mulheres famosas e grifes sofisticadas. Os estilistas costumam elaborar suas coleções com base na cartela de cores da empresa Pantone, que elege a cor de cada ano desde 2000, mas no Brasil ela deve sofrer adaptações, de acordo com Arlindo Grund, consultor de estilo e apresentador do Esquadrão da Moda, do SBT.

Cate Blanchett e o marido, Andrew Upton

“Acho que a cor vai pegar, sim. Aqui no Brasil, acredito que o rosa chegue com um apelo mais sensual, as mulheres preferem um tom mais forte, mais aceso, vibrante. Talvez não seja uma cor que vá para as massas. Mas é uma cor que tenho certeza que vou encontrar nos ambientes mais sofisticados”, aposta Grund, baseando-se no retrospecto de 2015. “O roxo, que foi a cor passada da escala Pantone, não esteve muito presente nas nossas apresentações da Fashion Week, nem nas passarelas nem nas ruas”, lembra.

Nas premiações de cinema e televisão dos Estados Unidos neste início de ano, no entanto, o rosa quartzo já vem marcando presença. Cate Blanchett, por exemplo, desfilou com um Givenchy nessa cor no Globo de Ouro, no início de janeiro. O rosa quartzo deve ficar ainda mais evidente no Oscar, no final deste mês.

Se você pretende adotar a cor da moda, algumas dicas ajudam a combiná-la com tom de pele e tipos de tecidos. “Se a cor vai ficar próxima ao rosto, é importante observar se ela vai valorizar ou não. Mas, se a pessoa quer muito usar o rosa quartzo e, por exemplo, tem a pele um pouco mais amarelada no rosto, talvez não fique tão bom. Então, vale jogar o rosa quartzo para a saia, para a bolsa, o acessório”, sugere Arlindo Grund.

O especialista acredita que loiras e de peles claras, como Cate Blanchett, tendem a ficar mais elegantes com o rosa quartzo, enquanto as morenas ficam com mais contraste e chamativas. “Foi o caso do look da Katy Perry [no Globo de Ouro]. O rosa dela não era exatamente o quartzo, mas era da mesma gama e contrastou bastante. Ela também estava bonita, mas achei a Cate Blanchett mais elegante”, opina o stylist.

reprodução/nbc

Katy Perry vestiu um decotado Prada de cor rosa para o tapete vermelho do Globo de Ouro

Para usar a cor do ano, é preciso prestar atenção ainda ao tipo de tecido da roupa. Visuais mais despojados podem dar a impressão de encardido e derrubar o look. “Tem que tomar muito cuidado com as camisetas de malha. Porque não é uma cor que fica tão bem em peças mais descontraídas. A malhinha que a gente gosta tanto de usar tem que tomar cuidado, porque a cor dá um tom de envelhecido. O rosa quartzo fica melhor com tecidos mais nobres, sofisticados”, afirma Grund.

Azul sereno

No começo de dezembro de 2015, a Pantone anunciou pela primeira vez a escolha de duas cores como tendência a ser seguida em 2016. Além do rosa quartzo, o azul sereno também deve ser visto nas passarelas mais famosas do mundo neste ano. A empresa é famosa pelo sistema numérico de escala de cores que se tornou referência. Na época do anúncio, o porta-voz da marca disse que os dois tons demonstram um equilíbrio e refletem conexão e bem-estar.

“Acredito que tem muito a ver com essa ausência de gênero que a gente tem visto na moda. Há um tempo atrás, duas cores escolhidas como o rosa e o azul seriam uma coisa muito óbvia: o rosa seria feminino e o azul, masculino. Mas acho que eles estão começando a quebrar esse paradigma exatamente porque a moda agora está numa linha sem gênero”, opina Arlindo Grund.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.