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YouTube fecha parceria inédita com a NBA e terá propaganda na quadra

Divulgação/NBA

Os jogadores Stephen Curry (à esq.) e LeBron James durante confronto nas Finais da NBA do ano passado - Divulgação/NBA

Os jogadores Stephen Curry (à esq.) e LeBron James durante confronto nas Finais da NBA do ano passado

REDAÇÃO

Publicado em 26/3/2018 - 14h50

Em uma ação inédita, o YouTube fechou um acordo exclusivo com a NBA. Os jogos finais da maior liga de basquete do mundo serão patrocinados pelo YouTube TV, serviço online da empresa que emula uma TV por assinatura. Não foi divulgado o período de duração dessa parceria, mas a mídia norte-americana diz que valerá, pelo menos, até o ano que vem.

É a primeira vez que os jogos decisivos da NBA, chamados de Finais, estarão vinculados a uma empresa. O logo com o nome "Finais da NBA, apresentadas por YouTube TV" (veja abaixo) estará estampado na quadra e nas arenas.

A rede norte-americana ABC, do grupo Disney, que transmite a NBA para os Estados Unidos, também irá promover o YouTube TV durante os intervalos comerciais e os narradores terão de falar sobre o serviço ao vivo nas partidas.

Novo logotipo das Finais da NBA com o YouTube TV

A estratégia agressiva do YouTube se dá em um momento no qual os norte-americanos estão cada vez mais "cortando o cabo" (cancelamento de assinaturas da TV paga).

Exclusivo nos EUA, o YouTube TV custa US$ 40 (R$ 132) mensais e os clientes têm acesso a mais de 60 canais. É um preço 65% menor do que a média do boleto de assinatura da TV paga tradicional.

De acordo com o instituto de pesquisa eMarketer, 22 milhões de norte-americanos "cortaram o cabo" no ano passado. Estudo recente feito pela TiVo (empresa de gravadores de vídeo) mostrou que 10,7% dos ex-assinantes de TV paga migraram para o YouTube TV em 2017, taxa que deixa o serviço à frente do HBO Now.

O levantamento da TiVo também apresenta um dado importante sobre a penetração do YouTube TV: em menos de um ano de lançamento, a ferramenta já é a quarta SVOD (plataformas de vídeo sob demanda) mais popular dos Estados Unidos.

A empresa crê firmemente que o marketing no esporte ajuda a expor a marca e angariar assinantes. No ano passado, o logo do YouTube TV apareceu no lugar mais nobre dos estádios da World Series, a final da liga norte-americana de beisebol.

O YouTube também é o patrocinador master (no centro da camisa) do Los Angeles Football Club, clube da MLS, o campeonato norte-americano de futebol.

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