MANIFESTAÇÂO
Reprodução/Facebook
Jornalistas protestam na sede da Globo em São Paulo por reajustes salariais atrasados
FERNANDA LOPES
Publicado em 15/12/2016 - 13h18
Em protesto por reajustes salariais, cerca de 50 jornalistas deram um abraço simbólico na sede da Globo em São Paulo, na tarde de quarta-feira (14). Eles exibiram cartazes com dizeres como "Jornalista não é bobo mas ganha mal na Globo" e "Queremos respeito! Reajuste de salário já!".
Os jornalistas reclamam que há dois anos a Globo não repõe integralmente a inflação em seus salários e benefícios. A perda acumulada já soma 19,17%.
De acordo com o sindicato dos jornalistas de São Paulo, o tempo de programação jornalística aumentou nas emissoras, e os profissionais também têm trabalhado mais devido ao acúmulo de funções, consequência de demissões nas redações.
Para a campanha salarial 2016-2017, os funcionários pedem 7,39% de reposição da inflação (INPC) e 3% de aumento real. A campanha de 2015-2016 foi a dissídio. O sindicato propôs um reajuste de 10,94%, que já foi definido em audiência no Tribunal Regional do Trabalho, mas o caso ainda segue na Justiça.
A contraproposta da Globo está bem abaixo disso. No último dia 8, a empresa sugeriu 12,89% como reajuste referente a dois anos _o valor seria composto da inflação do ano passado mais 7% deste ano. Em 2015, no entanto, a inflação ficou acima de 10%.
O abraço simbólico que jornalistas fizeram ao redor da sede da Globo, em São Paulo
Com a publicidade do protesto e da situação que os jornalistas enfrentam, a imagem da Globo tem sido prejudicada no meio jornalístico. Outras emissoras, como SBT e Record, já entraram em acordo para o reajuste salarial de seus profissionais.
Em comunicado oficial, a Globo declara que "não se manifesta publicamente sobre suas relações trabalhistas com seus funcionários".
Uma nova reunião de negociação com a Globo acontece hoje (15) na sede do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Globo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.