Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

ESTRATÉGIA

Globo anuncia parceria com empresa pioneira em realidade virtual

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tiago Leifert testou a nova aposta tecnológica da Globo durante o programa Central da Copa - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tiago Leifert testou a nova aposta tecnológica da Globo durante o programa Central da Copa

REDAÇÃO

Publicado em 8/8/2018 - 12h19

A Globo anunciou nesta quarta-feira (8) uma parceria com a startup americana Magic Leap, criadora de uma tecnologia que mescla elementos de realidade virtual e realidade aumentada. Com o acordo, as empresas do Grupo Globo serão as primeiras a ter acesso a informações técnicas do que vem sendo chamado de computação espacial.

Durante o Central da Copa, comandado por Tiago Leifert e Bárbara Coelho no Mundial da Rússia, a TV Globo fez testes com a novidade. Para facilitar a análise tática das seleções e a performance dos jogadores, os apresentadores interagiram com versões virtuais de atletas.

Outra animação desenvolvida pela empresa por meio do software One Creator Edition, e que virou meme nas redes sociais, foi a de ursos que interagiram com os apresentadores. Em um das edições do Central da Copa, Tiago Leifert até arriscou dançar ao lado das animações.

Tiago Leifert arrisca passos de dança com ursos virtuais na Central da Copa (reprodução/TV Globo)

A tecnologia, que ganhou nome de Spatial Computing (em tradução livre, computação espacial), funciona através do mapeamento de pessoas e cenários por meio de sensores. Com isso, é gerada uma camada de objetos virtuais, que permite resultados mais eficientes e realistas do que os obtidos com o uso de realidade virtual e realidade aumentada já "tradicional".

Em nota oficial, Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo, disse que, com a parceria, a emissora dá mais um passo na missão de produzir e distribuir conteúdo de qualidade. 

"Ter acesso às tecnologias mais inovadoras disponíveis sempre foi fundamental para que o Grupo Globo cumprisse sua missão de produzir e distribuir conteúdo de qualidade. A computação espacial é uma nova fronteira da indústria de mídia e é natural que nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento se voltem para esse campo", afirmou no comunicado.

É possível interpretar a parceria como um lance estratégico da Globo. O grupo está cada vez mais preocupado com o futuro de seus principais negócios, da publicidade em TV aberta e da venda de canais por assinatura. Tanto que está investindo em uma nova plataforma de distribuição de conteúdo por streaming.

A realidade virtual é apontada como uma tendência de consumo de conteúdo e de exploração de novos formatos comerciais. 

Leia também

Enquete

Você gostou de Tadeu Schmidt no comando do BBB22?

Web Stories

+
Final de Malhação na Globo tem sequestro, incêndio e final feliz; saiba tudoPor que Ludmilla e Anitta brigaram? Entenda a treta que respingou no BBB 22BBB22: Cinco vezes em que Naiara Azevedo atraiu o ranço do público na primeira semanaFaustão na Band abala concorrentes com ibope histórico e equipe provoca RecordAntes da estreia, BBB22 já rendeu treta entre famosos, tentativa de redenção e mais

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas