ESTRATÉGIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tiago Leifert testou a nova aposta tecnológica da Globo durante o programa Central da Copa
REDAÇÃO
Publicado em 8/8/2018 - 12h19
A Globo anunciou nesta quarta-feira (8) uma parceria com a startup americana Magic Leap, criadora de uma tecnologia que mescla elementos de realidade virtual e realidade aumentada. Com o acordo, as empresas do Grupo Globo serão as primeiras a ter acesso a informações técnicas do que vem sendo chamado de computação espacial.
Durante o Central da Copa, comandado por Tiago Leifert e Bárbara Coelho no Mundial da Rússia, a TV Globo fez testes com a novidade. Para facilitar a análise tática das seleções e a performance dos jogadores, os apresentadores interagiram com versões virtuais de atletas.
Outra animação desenvolvida pela empresa por meio do software One Creator Edition, e que virou meme nas redes sociais, foi a de ursos que interagiram com os apresentadores. Em um das edições do Central da Copa, Tiago Leifert até arriscou dançar ao lado das animações.
A tecnologia, que ganhou nome de Spatial Computing (em tradução livre, computação espacial), funciona através do mapeamento de pessoas e cenários por meio de sensores. Com isso, é gerada uma camada de objetos virtuais, que permite resultados mais eficientes e realistas do que os obtidos com o uso de realidade virtual e realidade aumentada já "tradicional".
Em nota oficial, Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo, disse que, com a parceria, a emissora dá mais um passo na missão de produzir e distribuir conteúdo de qualidade.
"Ter acesso às tecnologias mais inovadoras disponíveis sempre foi fundamental para que o Grupo Globo cumprisse sua missão de produzir e distribuir conteúdo de qualidade. A computação espacial é uma nova fronteira da indústria de mídia e é natural que nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento se voltem para esse campo", afirmou no comunicado.
É possível interpretar a parceria como um lance estratégico da Globo. O grupo está cada vez mais preocupado com o futuro de seus principais negócios, da publicidade em TV aberta e da venda de canais por assinatura. Tanto que está investindo em uma nova plataforma de distribuição de conteúdo por streaming.
A realidade virtual é apontada como uma tendência de consumo de conteúdo e de exploração de novos formatos comerciais.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.