Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

WEIRD

Rodado em 18 dias, filme transforma Harry Potter em rei das paródias e domina Emmy

Fotos: Divulgação/The Roku Channel

Com uma camisa florida aberta que mostra o peito peludo, Daniel Radcliffe usa um bigode falso e uma peruca encaracolada

Daniel Radcliffe como Al Yankovic em cena do filme Weird; sete indicações ao Emmy 2023

LUCIANO GUARALDO, de Nova York

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 25/7/2023 - 6h20

Apesar de estar para sempre marcado como o intérprete de Harry Potter nos cinemas, Daniel Radcliffe tem tentado se livrar da imagem do bruxinho com trabalhos que passam longe de Hogwarts. Ele agora concorre ao seu primeiro Emmy pelo filme Weird: The Al Yankovic Story, no qual interpreta o comediante Weird Al, conhecido principalmente pelas paródias que faz de hits da música pop.

O longa, lançado em 8 de setembro do ano passado nos Estados Unidos e que segue inédito no Brasil, também é uma paródia das cinebiografias musicais. A ideia do diretor e roteirista Eric Appel era satirizar o gênero que rendeu sucessos como Bohemian Rhapsody (2018), Rocketman (2019) e Elvis (2022). Mas, no melhor estilo Weird Al de levar a vida, a produção não se leva a sério --chega a mostrar um romance entre Al Yankovic e Madonna (Evan Rachel Wood), que obviamente nunca aconteceu na vida real.

Daniel Radcliffe foi parar no projeto por acaso: fisicamente, ele não se parece em nada com Weird Al, tem um sotaque inglês carregado (enquanto o músico é norte-americano) e um senso de humor britânico que dificilmente traduz o riso ianque. Mas a escalação dele foi uma decisão do próprio Yankovic.

"Eric Appel e eu fizemos uma lista de atores que poderiam interpretar o papel. E sempre parávamos em Daniel, porque amamos o trabalho dele e sabíamos que ele poderia fazer tanto drama quanto comédia", contou o humorista em um evento na New York Comic Con, do qual o Notícias da TV participou.

Para a equipe, o principal quesito para que Weird funcionasse era que, apesar de ser uma comédia, ele fosse atuado como um drama --o humor surge do absurdo das situações, não de piadas fáceis ou bordões repetitivos. "Weird precisava ser interpretado como se fosse um filme para vencer o Oscar. E Daniel entendeu isso logo de cara", elogiou Yankovic.

Daniel com Evan Rachel Wood (Madonna) no filme

Até o próprio Radcliffe confessou que ficou surpreso com o convite para o projeto. "Quando recebi a proposta, achei legal, mas pensei que tinham outros atores mais parecidos para vivê-lo. Só que, depois que li o roteiro, entendi que a precisão não era o melhor caminho", justificou o eterno Harry Potter. "E também pensei que seria muito divertido poder cantar, dançar, lutar."

Sim, lutar! No ápice de Weird, o protagonista viaja até a Colômbia para enfrentar Pablo Escobar (1949-1993, vivido por Arturo Castro no longa) e seus comparsas, que sequestram Madonna para forçar o comediante a tocar no aniversário de 40 anos do rei do narcotráfico --como já foi ressaltado, a "cinebiografia" não tenta ser historicamente precisa.

Isso não é exatamente um problema para nenhum dos envolvidos. Segundo Eric Appel, outras cinebiografias também não seguem a história ao pé da letra. "Eu amo o gênero, mas os filmes tendem a tomar algumas liberdades criativas, como juntar três anos em uma coisa só. A música foi composta, tocada no show e a banda se separou, tudo em uma noite. Que noite movimentada foi essa?", apontou. "Os anos 1980 são um borrão para mim, então não posso confirmar a veracidade de nada", desconversou Weird Al, aos risos.

Ritmo acelerado

Rodado com um orçamento de US$ 8 milhões (R$ 37,8 milhões, na cotação atual), considerado pequeno para os padrões de Hollywood, Weird: The Al Yankovic Story também foi feito em tempo recorde --as filmagens duraram apenas 18 dias, entre fevereiro e março do ano passado. Seis meses depois, já estava disponível no streaming The Roku Channel.

Como o tempo era curto, a equipe adotou um termômetro inusitado para saber quando poderia seguir em frente: o próprio Weird Al. "Quando eu via Al rindo e fazendo um sinal de positivo, sabia que já tínhamos o material de que precisávamos e podíamos passar para a próxima cena", admitiu Radcliffe. "É difícil de acreditar que nós gravamos tudo em 18 dias. Todo mundo fez o seu trabalho tão bem!", completou Evan Rachel Wood. 

Weird foi indicado em sete categorias do Emmy 2023. Entre as principais, a produção concorre a melhor telefilme, Al Yankovic e Eric Appel estão na disputa por melhor roteiro, e Radcliffe foi nomeado melhor ator em série limitada ou telefilme. Seu principal concorrente é Evan Peters, muito elogiado pelo trabalho na minissérie Dahmer: Um Canibal Americano (2022).

Confira o trailer (sem legendas) de Weird: The Al Yankovic Story:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.