RODRIGO SANT'ANNA
Laura Campanella/Paris Filmes
Rodrigo Sant'anna tira Graça e sua família do estúdio e leva para o mundo real em Tô de Graça - O Filme
Durante seis temporadas e mais de 160 episódios, a comédia Tô de Graça (2017-2022) conquistou um público cativo no Multishow. Agora, Graça (Rodrigo Sant'Anna), Briti Sprite (Isabelle Marques), Maicon Jackson (Andy Gercker), Marraia Karen (Evelyn Castro) e companhia deixam o cenário controlado do estúdio e invadem o mundo real. Mas sem perder o humor popular que transformou a série em sucesso.
"Vou falar uma coisa, fazer uma confissão para você. Se você vir alguma coisa minha e não rir, é porque ela não deu certo. Porque o meu objetivo não é ficar flat [plana, sem graça], eu quero que as pessoas riam. O meu objetivo final é sempre o riso", explica Sant'Anna em entrevista ao Notícias da TV.
Além de protagonizar o longa, o ator também divide o roteiro de Tô de Graça - O Filme com Junior Figueiredo e Sabrina Garcia. Os três partiram do princípio de que o brasileiro precisa rir de verdade, sem cair na armadilha de séries de "comédia" aclamadas pela crítica, mas que fazem mais provocações e questionam comportamentos do que divertem propriamente.
"A minha preocupação maior é criar uma figura que as pessoas identifiquem. Quero que você veja o personagem e pense: 'Ah, ele é igual ao meu primo'. Porque dali a comédia flui naturalmente. E a Graça é uma mãe como tantas outras. Então, o meu objetivo é esse. É por isso que eu digo: se algum dia eu não conseguir fazer você rir, é porque fracassei. Desculpa, eu tentei!", diz ele.
Enquanto na versão televisiva de Tô de Graça os personagens ficavam restritos ao cenário da comunidade montado no estúdio, no longa eles podem ir para novos espaços --como um shopping center, uma praia, um hotel de luxo e um camping. Mas como fazer a transição para o mundo real sem perder a essência dessa turma?
O cineasta César Rodrigues, que já havia encarado desafio similar ao dirigir Vai que Cola: O Filme (2015) e sua continuação (lançada em 2019), entrega a receita. "Primeiro, a gente precisava de um exterior solar, para manter a alegria que eles tinham no estúdio. Segundo que, por mais que não tivesse mais plateia, a gente tinha o público da rua. Então, esses personagens se tornaram ainda mais reais, porque estavam interagindo com pessoas reais!", explica.
"É uma loucura, parece uma contradição, mas é isso. A gente se agarrou totalmente a esse desafio. E logicamente são personagens que não passam sem chamar a atenção (risos). Até pelo brilho natural deles. Mas nós tentamos usar isso a nosso favor, fazer disso a nossa alegria, nos apropriar da nossa liberdade em cena", continua o diretor.
Isabelle Marques concorda com Rodrigues. "Tem a coisa de fazer com verdade. Na série, a coisa era over [exagerada], mas a gente atuava com honestidade. São figuras que falam alto, que gesticulam muito, mas que são verdadeiras. Então, o público acredita naquilo que está vendo", indica.
"Antes de começar a filmar, eu tinha pensado: 'Caramba, como é que vai ser levar isso para a telona?'. Mas foi fácil, mais fácil do que a gente pensava. Eu entendi que era só fazer com verdade que as pessoas iam acreditar nesses personagens. E acho que ficou bem bacana", diz a intérprete de Briti Sprite.
Rodar o projeto em uma praia, porém, trouxe pelo menos um problema. Em uma das sequências do filme, Graça e alguns de seus filhos decidem fazer um passeio de banana boat, mas a matriarca e Briti acabam caindo na água. "Aqueles enchimentos todos, depois de molhados, ficam muito pesados. E eu nunca tinha entrado nem na piscina da série", aponta Sant'Anna.
Tô de Graça - O Filme chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (27). O elenco também conta com Roberta Rodrigues, Gracyanne Barbosa, Eliezer Motta, Estevam Nabote, Dhu Moraes e Pedro Carvalho. Confira o trailer:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.